
(Foto/Divulgação)
Ano novo, vida nova e novos aprendizados. Com 18,4% dos brasileiros graduados, de acordo com o IBGE de 2025, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais profissionais que dão continuidade à formação acadêmica.
Segundo um estudo feito pelo pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naercio Menezes Filho, o rendimento médio de quem se especializa no país soma o valor de R$11.539, quase o dobro do salário médio de quem concluiu o ensino superior (R$ 6.160).
O coordenador da pós-graduação ao vivo e presencial da Uniube, Eduardo Gouvêa, afirma que a alta concorrência torna este um momento ideal para investir na especialização. “Vivemos em um mundo onde a mudança é a única constante. Fazer uma especialização não é apenas um custo, mas um investimento estratégico na carreira: é a oportunidade de se aprofundar em uma área de interesse, adquirir novas competências, expandir a rede de contatos e se preparar para os desafios do futuro. Na Uniube, estamos alinhados às diretrizes do MEC e buscamos atender a necessidade de diferentes perfis de alunos com as modalidades de pós-graduação presencial, ao vivo e EAD”.
Entre as opções ofertadas, a modalidade presencial é indicada para quem prioriza contato direto e aprende melhor com rotina e disciplina. Já a pós ao vivo é ideal para o profissional que busca interação e networking típicos da sala de aula, com a conveniência de estudar de qualquer lugar. Enquanto, a pós EAD atende quem precisa de máxima flexibilidade para conciliar os estudos, com conteúdo 100% digital.
Para acompanhar as novas tendências e ampliar as possibilidades de formação, a Uniube está com 20 novos cursos de pós-graduação presencial e ao vivo. Entre eles se destacam:
Presenciais
Ao Vivo
O coordenador Eduardo Gouvêa explica que a expansão do portfólio é resultado de uma análise das macrotendências que moldam o mercado de trabalho. "Para 2026, a pós-graduação da Uniube tem como prioridade central a excelência acadêmica alinhada às demandas de um mercado em constante transformação. Nossa estratégia é fundamentada em três pilares: a qualidade de um corpo docente de excelência, pois acreditamos que o professor é um agente ativo na construção do conhecimento; uma expansão estratégica guiada pelas demandas atuais e futuras do mercado; e uma inovação pedagógica que promove uma jornada de aprendizado colaborativa, focada na resolução de desafios reais", ressalta Gouvêa.
Ele acrescenta que a atualização dos cursos foi conduzida a partir de escuta ativa, com diálogo setorial e contribuição da experiência docente. "Acompanhamos de perto as discussões sobre o novo marco regulatório da pós-graduação para garantir que nossos cursos não apenas atendam, mas superem os padrões de qualidade exigidos, ao assegurar a validade e o reconhecimento de nossos certificados. Se você busca uma formação de qualidade e focada no sucesso profissional, a hora é agora e o lugar é aqui", conclui.