Quantidade de cheques devolvidos alcança o menor número em 13 anos. Em fevereiro de 2010 foram devolvidos
Quantidade de cheques devolvidos alcança o menor número em 13 anos. Em fevereiro de 2010 foram devolvidos, por falta de fundos, 1,607 milhão de cheques, o menor número desde março de 1997, quando houve devolução de 1,419 milhão de cheques, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.
Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba, explica que esse resultado é muito positivo para o comércio, porque mostra a segurança do cheque, agora que ele está voltando a ser popular. Ao contrário do que aponta o mercado nacional, Fúlvio diz que muitas lojas da cidade estão preferindo receber em cheque, porque as taxas são menores do que as das operadoras de cartão de crédito.
“Essa mudança de preferência tem muito a ver com a maturidade do lojista e do consumidor. Hoje, o comerciante pode consultar o SPC Serasa e as pessoas estão mais responsáveis, administrando melhor suas contas.”
Ainda de acordo com ele, a diminuição dos cheques devolvidos também tem relação com a estabilidade econômica, o crescimento da economia e o aumento nos níveis de emprego e renda.