Em nota enviada ao Jornal da Manhã, a Prefeitura de Uberaba se limitou a lamentar o ocorrido e informar que as estações serão consertadas
Pessoas invadem estações aproveitando a oportunidade das portas quebradas (Foto/Leitor)
Segundo o leitor, em uma das estações foi colocado acrílico ao invés de vidro, o que deixa o local ainda mais quente (Foto/Leitor)
Estações da Leopoldino são alvo constante do vandalismo em Uberaba (Foto/Leitor)
Usuários do transporte voltam a se queixar da falta de manutenção e do vandalismo nas estações do BRT, principalmente nas de tubo da avenida Leopoldino de Oliveira. Leitor do Jornal da Manhã reclama que elas são alvo constante da ação criminosa e pouco ou nada é feito para solucionar o problema. Enquanto isso, pessoas entram nos ônibus coletivos sem pagar, aproveitando as portas estragadas. Questionada pelo Jornal da Manhã, a Prefeitura de Uberaba limitou-se a lamentar o vandalismo.
“De que adianta ter ar condicionado nas estações se as portas não fecham para manter as mesmas refrigeradas? Aí gasta com a aquisição do aparelho, com a instalação, manutenção, grade, para os vândalos não destruírem ou roubarem. Dinheiro do contribuinte é capim… Os malandros estão entrando e andando sem pagar. Não sei se as estações tubo são monitoradas, mas alguma atitude deveria ser tomada”, desabafa um usuário do transporte coletivo.
Ele ainda lembra que as empresas estão em negociação com a Prefeitura de Uberaba para definição da tarifa do transporte coletivo, bem como o repasse de subsídio, referente a 2025. “Aí se fala em pagar subsídios para as empresas de ônibus. Eles estão carregando um monte de gente de graça e a gente tendo que pagar a fatura”, aponta.
O denunciante ainda dá uma sugestão. “Se esse tipo de estação é cara para dar manutenção, ela deveria ser substituída por aquelas quadradas, igual as das avenidas Guilherme Ferreira e da Saudade… Agora, o que não pode é o usuário pagar para usar uma estação dessas, que parece uma mistura de micro-ondas com lata de sardinha enferrujada”, finaliza.
O vandalismo nas estações do transporte coletivo é uma realidade constante em Uberaba. Diversos casos são denunciados ao JM rotineiramente. O último balanço divulgado é relativo a 2022, quando mais de R$350 mil foram gastos pela Prefeitura no conserto de estações vandalizadas.
Questionada pelo Jornal da Manhã sobre as denúncias do leitor, a Prefeitura limitou-se a lamentar o vandalismo e a afirmar que as estações serão consertadas. A nota enviada diz: “Sobre o vandalismo, a Superintendência de Transporte Público lamenta o ocorrido e informa que os reparos serão providenciados”.