Novas portas anti-vandalismo instaladas nas estações tubo do BRT/Vetor da Leopoldino de Oliveira, em Uberaba (Foto/Marcos Machado)
Estações tubo destinadas ao sistema BRT/Vetor na avenida Leopoldino de Oliveira já estão recebendo as novas portas anti-vandalismo. A ação conjunta entre a Superintendência de Transporte e a Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba) foi anunciada no fim de janeiro, prometendo modernizar as portas de todas as estações da avenida em até 70 dias.
A reportagem do Jornal da Manhã verificou a troca de uma delas, localizada em frente ao Shopping Generoso Lenza. No local, grades de proteção foram instaladas junto à plataforma de embarque e desembarque, bem como a nova porta.
As novas portas estão sendo desenvolvidas com um sistema exclusivo criado pela Transube, que tem como principal objetivo evitar danos causados por vandalismo. Além disso, o projeto inclui a substituição de todos os motores, que passarão a ser instalados na parte superior das estações, garantindo maior durabilidade e eficiência.
As portas estão sendo fabricadas pela Transube. A primeira foi instalada em fase de testes na estação 4. Com a modernização, espera-se melhorar a experiência dos usuários, além de preservar as estruturas das estações e reduzir os custos com manutenção ao longo do tempo.
O vandalismo nas estações do transporte coletivo é uma realidade constante em Uberaba. Após forçarem a abertura das portas pelo lado de fora, incontáveis passageiros utilizam o transporte coletivo sem pagar, gerando revolta nos contribuintes. Diversos casos são denunciados ao JM rotineiramente. O último balanço divulgado é relativo a 2022, quando mais de R$350 mil foram gastos pela Prefeitura no conserto de estações vandalizadas.
Novas portas anti-vandalismo instaladas nas estações tubo do BRT/Vetor da Leopoldino de Oliveira, em Uberaba (Foto/Marcos Machado)