VEJA CRONOGRAMA

Estado tem convocação de professores para vagas remanescentes nesta quinta em Uberaba

Larissa Prata
Publicado em 31/01/2024 às 09:33Atualizado em 01/02/2024 às 06:10
Compartilhar

Escola estadual (Foto/Omar Freire/Imprensa MG)

Escola estadual (Foto/Omar Freire/Imprensa MG)

Contratações e convocações para vagas remanescentes para atuação na rede estadual de ensino acontecem nesta quarta (31) e quinta-feira (1º) em Uberaba. O cronograma já foi divulgado no portal da SRE e o critério é pela classificação em processo seletivo realizado no ano passado. Este ano, o polo de atendimento será na Escola Estadual Brasil, localizada na Praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos.

"Hoje nós estamos com um extenso número de vagas em todas as áreas. As escolas estão, nesse momento, realizando o lançamento dos editais para que sejam inseridos no cronograma. Teremos vagas para todas as áreas da Educação", explica o diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino, Ricardo César de Oliveira Brito.

O cronograma, divulgado no portal da SRE Uberaba, prevê contratações de interessados em atuar no setor administrativo nesta quarta-feira (31), a partir das 15h30. Na quinta (1º), será a vez das convocações dos profissionais do Magistério, a partir das 7h30. Após essa oportunidade, novos editais serão publicados pelas escolas onde ainda houver vagas remanescentes, com abertura para ampla concorrência para quem tem autorização para lecionar por áreas afins. 

Quadro de contratações e convocações para atuação na rede estadual de Ensino (Foto/Divulgação SRE Uberaba)

Quadro de contratações e convocações para atuação na rede estadual de Ensino (Foto/Divulgação SRE Uberaba)

As vagas que estiverem disponíveis serão divulgadas por meio de editais e podem ser consultadas neste link.

Ricardo Brito explica que a escolha das vagas será pela classificação em processo seletivo realizado no ano anterior. "Nós temos vigentes as Resoluções 4919 e 4920, que trazem os critérios de seleção. Os candidatos se inscreveram no ano anterior e cada candidato tem seu número. O critério é o melhor classificado, desde que ele apresente toda a documentação solicitada, que deve estar em dia. Haverá a conferência pela inspeção, pelo diretor e pela secretária da escola", conta.

Ele ainda acrescenta que quem não estiver presente no horário destinado ao atendimento, pelo cronograma, pode perder a oportunidade. "As vagas são disponibilizadas de acordo com o cronograma e vão chamando os melhores classificados presentes. Esses presentes já escolhem as vagas dos editais e já vão para a assinatura de contrato ou convocação. Se o candidato chegar após o horário e não tiver mais vaga disponível, ele perdeu a oportunidade de concorrer. Se tiver vaga disponível, a legislação permite concorrência normalmente", detalha. 

Em Uberaba, há 42 escolas estaduais. Há alguns anos o processo de preenchimento das vagas se dava por designação e cada escola se responsabilizava pelo preenchimento de seu quadro de atuação. Atualmente, o processo é concentrado em um polo de atendimento, que este ano será na E.E. Brasil, no bairro Estados Unidos.

Ricardo Brito aponta que a escolha de concentrar o atendimento em um único local visa facilitar para o candidato. "A setorização da contratação e convocação é justamente para facilitar a vida do candidato, que precisava antes ir às escolas e muitas vezes os horários das escolas chocavam. A escola "A" estava realizando designações para professor de português neste momento e, ao mesmo tempo, a escola "B" também. Então o candidato perdia a oportunidade de ir nas duas escolas. Agora, com essa setorização, estarão todas as vagas em um lugar só, com as vagas disponíveis divulgadas em um mural, em que o candidato melhor classificados terá a oportunidade de escolher a escola onde quer atuar", pondera. 

Acúmulo de cargos

Questionado, Ricardo Brito explica que há casos em que a legislação permite o acúmulo de cargos, desde que não ultrapasse a carga horária. Nesses casos, é facultado ao candidato a escolha das escolas onde pretende atuar.

"Professor pode ter o acúmulo de cargo, desde que respeitada a legislação, que traz qual é o limite de aula que o professor pode ter nos cargos. Ele pode concorrer a duas funções se o acúmulo dele for permitido. Lembrando que ele só vai pegar o segundo cargo após todos os habilitados presentes já terem pegado o seu cargo. Ele não pode escolher os dois ao mesmo tempo. Ele tem que escolher a primeira opção, aí ele volta para o final da classificação e, caso sobre alguma vaga entre os presentes e o acúmulo for legal, ele pode buscar uma segunda escola", expõe.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por