Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais apontam que a receita da exportação mineira de carne de frango atingiu US$ 225,6 milhões, entre janeiro e novembro de 2010, um valor 33,7% superior ao registrado em igual período de 2009.
O volume exportado somou 148,5 mil toneladas, superior em 15,7% ao verificado nos primeiros onze meses do ano anterior.
A produção mineira de frango apresenta destaque no cenário nacional, e segundo dados da pesquisa sobre pecuária municipal, do IBGE, no primeiro semestre de 2010, Minas abateu quase 180 milhões de cabeças. O peso total das carcaças foi de 367,5 mil toneladas, o que fez do Estado o quinto principal no ranking do abate de frango.
O secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, analisou o mercado de frango uberabense e garantiu que o setor passa por um bom período, beneficiado pela positividade do consumo e pelo aumento dos preços médios das carnes bovina e suína.
Segundo José Humberto Guimarães, o crescimento do poder aquisitivo e consumo também foram os grandes responsáveis pelos resultados favoráveis. Ele utilizou como exemplo a produção da empresa com sede no município, a Ceara, antiga Da Granja, que está aumentando o número de aviários integrados para ampliar as exportações. O objetivo é saltar de 150 para 250 mil cabeças por dia, e introduzir mais 150 galpões, gerando uma produção autosuficiente para atender os mercados interno e externo.