Apesar de não confirmar um cronograma de trabalhos de poda da copa das árvores, a Prefeitura de Uberaba orienta que a população pode solicitar o trabalho por meio do sistema Cidade Ativa (Foto/Reprodução)
Falta de poda adequada de árvores próximas a semáforos tem sido alvo de reclamação de uberabenses. Locais como as avenidas Doutor Fernando Costa e Lucas Borges estão entre os variados exemplos em que o motorista só descobre a cor do semáforo bem próximo dele, o que coloca em risco a segurança no trânsito.
Apesar de não confirmar um cronograma de trabalhos de poda da copa das árvores, a Prefeitura de Uberaba orienta que a população pode solicitar o trabalho por meio do sistema Cidade Ativa, pelo telefone 0800 940 0101. “Após o registro, a equipe técnica da pasta realiza uma vistoria no local e, caso seja constatada a necessidade, é feito o planejamento da poda para garantir a visibilidade dos semáforos”, afirma a administração, em nota.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) esclarece ainda que o próprio morador pode realizar a poda da árvore situada em frente ao seu imóvel, desde que respeite o limite máximo de 30% da copa. A autorização formal para a poda não é exigida, mas é fundamental que a ação seja realizada com critério técnico para evitar danos à planta. Já nos casos de supressão, que é o corte total da árvore, é necessário abrir um processo junto à secretaria e obter autorização.
É importante ressaltar que tanto as podas quanto as supressões devem ser feitas exclusivamente por profissionais ou empresas credenciadas pela Prefeitura de Uberaba. A lista de prestadores habilitados está disponível no site oficial do Município, na página da Secretaria de Meio Ambiente, dentro da seção “Serviços”. Essa exigência tem o objetivo de garantir que o trabalho seja realizado com segurança e dentro das normas ambientais vigentes.
Por fim, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social informou que atua em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) para programar a poda de árvores em locais estratégicos, visando melhorar a sinalização viária. O cronograma dessas ações considera a urgência de cada ponto, especialmente em cruzamentos e avenidas de maior fluxo, como os mencionados pelos moradores.