Zona rural está sem médicos nas unidades básicas de saúde. Conforme reclamações encaminhadas à Câmara
Zona rural está sem médicos nas unidades básicas de saúde. Conforme reclamações encaminhadas à Câmara de Vereadores, o problema se prolonga a pelo menos um mês e algumas comunidades rurais estão apenas com enfermeiros em atendimento. O subsecretário municipal de Saúde, Gilberto Magnino, admite a defasagem, mas lembra que processo seletivo já foi preparado para suprir a rede.
Segundo o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), as principais reclamações foram dos bairros rurais de Baixa, Capelinha, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Rosa e Serrinha. Ele explica que os postinhos estão sem clínico geral e os pacientes estão sendo atendidos só por enfermeiros. Esta semana, o vereador irá percorrer também a região de São Basílio e Santa Fé para verificar a situação.
Confirmando a falta de profissionais na rede, o subsecretário Gilberto Magnino destaca que o quadro está incompleto, à espera da conclusão do processo seletivo para médicos do Programa Saúde da Família (PSF). Segundo ele, a banca examinadora reúne-se hoje e amanhã para selecionar profissionais para preencher as vacâncias na rede. “Com o processo seletivo, vamos fechar as lacunas na equipe e fazer um quadro de reserva que possibilite substituições no futuro”, destaca.