CIDADE

Família denuncia abuso de autoridade por parte da PM

Segundo a estudante Nangélica dos Santos Carlos, na tarde de domingo, 23, dois irmãos estavam conduzindo motocicletas, quando um deles empinou a moto e foi flagrado por policiais

Publicado em 28/01/2011 às 00:56Atualizado em 20/12/2022 às 01:58
Compartilhar

Família denuncia abuso de autoridade da Polícia Militar. Segundo a estudante Nangélica dos Santos Carlos, na tarde de domingo, 23, os irmãos Wemerson Neles dos Santos, de 24 anos, que é perito, e Dielson Santos Carlos, 19, operador de computador, estavam conduzindo motocicletas pelo bairro Jardim Metrópole, quando Wemerson empinou a moto e foi flagrado pelos policiais. Atordoado, o autor da prática de direção perigosa evadiu-se do local e a guarnição da PM se voltou para Dielson. Assumindo a postura incorreta de um dos rapazes, a família renega a conduta dos policiais durante a abordagem.

Nangélica narrou que os soldados orientaram Dielson a retornar para casa, na rua Francisco José Pinto, 991, mas, em seguida, iniciaram uma perseguição. Ao perceber o ocorrido, o pai dos rapazes, Ilton Carlos, tentou conversar com os PMs, mas foi empurrado. O funcionário público alega que os policiais invadiram sua residência, sem mandado ou autorização judicial, e que usaram de força para coagir as pessoas que se encontravam no interior da casa.

Apesar de ter filmado toda a ação policial, Nangélica ressaltou que teve o celular apreendido e que os acusados apagaram o vídeo que poderia incriminá-los. “O policial estava bastante alterado e disse que ninguém os impediria de entrar na casa. Um deles empurrou o meu pai e eu filmei tudo, mas já apagaram o vídeo. Eles exigiram a chave da moto e falaram que, se não entregássemos, iriam estourar a moto”, descreveu.

O caso foi parar na Justiça. Os familiares formalizaram a queixa no Batalhão de Polícia Militar e entraram com uma ação no Ministério Público.

Diante da acusação, o comandante interino do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira, afirmou que os interessados devem formalizar queixa no BPM, para apuração administrativa. Caso seja constatado abuso de autoridade, um procedimento de inquérito policial será aberto e os responsáveis poderão ser penalizados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por