(Foto/Divulgação)
O Hospital Regional José Alencar (HRJA) comemora, nesta quinta-feira (4), oito anos de funcionamento. Desde a inauguração, em 2017, a unidade contabiliza mais de 251 mil atendimentos e se consolidou como referência para Uberaba e cidades da Macrorregião do Triângulo Sul.
A prefeita Elisa Araújo destacou o impacto da instituição para o município. “O hospital faz história em nossa cidade e cuida do nosso povo. Fico feliz em termos essa estrutura aqui, com profissionais dedicados e, principalmente, por ter o espaço que cuida e cura nossas crianças quando necessário. Parabéns a cada profissional que já fez parte e outros que continuam salvando vidas no nosso Regional”, afirmou.
Inicialmente inaugurado com 20 leitos, o HRJA enfrentou desafios e passou por ampliações ao longo da trajetória. Hoje, conta com 134 leitos, sendo 13 pediátricos, 48 cirúrgicos, 43 clínicos e 30 de UTI. A estrutura contempla pronto atendimento pediátrico, pronto-socorro via regulação e pronto-socorro ortopédico.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltou a relevância do serviço. “O Hospital Regional é de extrema importância para Uberaba e região. Tem um papel estratégico no acolhimento de urgências, reafirmando sua vocação e compromisso com a saúde da população”, pontuou.
Responsável pela gestão, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) lembra que o HRJA foi referência durante a pandemia de Covid-19, quando atendeu inclusive pacientes de outros estados, como Amazonas. A unidade também acolheu os pacientes da UPA do Mirante após o telhado ter sido destruído por uma forte chuva e, mais recentemente, inaugurou pronto atendimento e internação pediátrica.
“Apesar de sermos um hospital jovem, já vivemos momentos de grande intensidade”, destacou o diretor administrativo da SEU, Frederico Ramos. Para o diretor técnico, Diego Amad Reck, o aniversário é marcado pela gratidão. “Hoje, ao completarmos oito anos de história, queremos agradecer a todos que fazem parte desta trajetória e destacar a relevância deste hospital para todo o Triângulo Sul. Nada disso seria possível sem a dedicação e o empenho de toda a equipe assistencial, administrativa e estrutural. A cada conquista reforçamos nosso propósito de oferecer saúde de qualidade, sempre com responsabilidade e humanidade”, afirmou.
Balanço de atendimentos
O levantamento institucional mostra que, além dos mais de 251 mil atendimentos gerais, o HRJA realizou mais de 28,5 mil internações até agosto deste ano. A Central de Ortopedia e Traumatologia soma 21,9 mil registros (até junho), enquanto o Pronto Atendimento Pediátrico ultrapassou 84,9 mil atendimentos até agosto. Já os exames de imagem se aproximam de 198,5 mil procedimentos.