Nem a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, nem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) disponibilizarão vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A 2ª versão do concurso abriu inscrições, às quais seguem abertas até hoje oferecendo 16 mil vagas em 35 instituições federais de todo o país para estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional de Seleção (Enem) no ano passado.
A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado para que estudantes disputem vagas em instituições públicas de ensino superior a partir do resultado do Enem, em substituição ao vestibular tradicional.
Informações da assessoria de comunicação da UFTM apontam que outro procedimento foi adotado em substituição ao Sisu, pois, embora esteja confirmada a não-adesão da instituição, a nota do Enem será aproveitada para composição da nota final da 1ª fase do vestibular de inverno.
No caso do IF, a coordenadora da Comissão Permanente de Processo Seletivo, Vânia Veludo Corrêa, afirma que, como haverá prova para seleção em apenas um dos cursos superiores do Instituto, o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “No vestibular de janeiro abrimos 15 vagas para o Sisu, 50% do total, mas dessa vez não encontramos viabilidade”, justifica a coordenadora confirmando ainda que a nota do Exame também poderá ser adicionada ao resultado final do vestibular, que acontece no dia 4 de julho.