Ouvinte da Rádio JM relata que tem sinalizado no Waze há dez dias um buraco no bairro Estados Unidos, mas, apesar da promessa de agilidade no reparo, o problema persiste (Foto/Ouvinte Rádio JM)
A parceria da Prefeitura de Uberaba com a plataforma Waze, anunciada em julho como ferramenta para tornar o trânsito mais seguro e colaborativo, foi alvo de reclamação de ouvinte da Rádio JM. Segundo ele, há mais de dez dias tem sinalizado diariamente um buraco no bairro Estados Unido. Contudo, apesar das reiteradas tentativas, o buraco continua aberto. Segundo o vice-prefeito Mauricinho de Sá, o Waze foi pensado exatamente para que situações como essa possam ser monitoradas e solucionadas com mais rapidez e eficiência.
Relembre: Prefeitura adere ao Waze para mapear buracos, acidentes e alagamentos de Uberaba em tempo real
Conforme informado pela Prefeitura, qualquer cidadão pode criar alertas no Waze, enquanto outros usuários confirmam se o problema ainda persiste. Servidores do setor de trânsito e da Codau acompanham as notificações e repassam as informações para as secretarias responsáveis pelas manutenções. “As demandas são avaliadas e classificadas como prioridade conforme a quantidade de reclamações recebidas sobre o mesmo problema”, explicou a administração.
O prazo entre a notificação e a execução do serviço varia de acordo com a complexidade da demanda. Além do Waze, outros canais, como o Cidade Ativa, também registram solicitações de manutenção. “A secretaria analisa qual notificação tem maior impacto para o cidadão para definir a prioridade de atendimento”, acrescentou a Prefeitura.
A plataforma é utilizada ainda para informar interdições de trânsito, permitindo que os usuários visualizem as notificações em tempo real. Desde o anúncio da parceria, a Prefeitura destaca que o Waze ajuda a direcionar melhor os recursos públicos, atuar de forma preventiva e compartilhar informações sobre obras, acidentes e bloqueios de maneira rápida e eficiente. Mesmo com o sistema em funcionamento, casos como o relatado pelo ouvinte mostram que a execução prática ainda enfrenta desafios.