Passado o assombro da crise econômica financeira mundial, os uberabenses voltaram a apostar nas viagens ao exterior. Prova disso é o aumento no número de passaportes emitidos esse ano na cidade. De acordo com a Polícia Federal, a quantidade de documentos liberados de janeiro até agora, é quase 5% maior quando comparado a 2008. São 3.062, contra 2.924.
A agente da PF, Patrícia Elaine Caetano Brustolin, que trabalha no setor de passaporte, acredita que um dos motivos para o aumento na emissão do documento é o fim do período crítico da crise. “A maioria das pessoas que nos procura revela que as viagens são a passeio. Isso mostra uma confiança maior na economia, tanto externa, quanto interna”, ressalta.
Outro motivo, apontado por Patrícia, seria a mudança implantada no início desse ano para a emissão do documento. Desde fevereiro, os passaportes já são do novo modelo, seguindo as normas internacionais de segurança, estabelecidas pela organização de Aviação Civil Internacional (Icao), agência ligada às Nações Unidas. “O novo sistema é prático ao solicitante, tanto na hora de emitir, quanto pela segurança em relação às falsificações e outras fraudes. A solicitação é feita via Internet, e com isso não é preciso ficar esperando mais nas filas”, salienta ela, acrescentando que o site para solicitação do documento é: www.dpf.gov.br/passaporte
Patrícia ressalta ainda que maior parte dos documentos, neste ano, foram solicitados no segundo semestre, ou seja, depois da implantação do novo sistema. Do total até agora, quase 56% (1.705) foram emitidos a partir de julho.