(Foto/Divulgação)
Em alusão ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento da violência contra a mulher, a Prefeitura de Uberaba programou diversas atividades ao longo dos próximos dias. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, e do Centro Integrado da Mulher (CIM). A programação completa está disponível em uberaba.mg.gov.br/mulher.
A mobilização conta com palestras, rodas de conversa, blitze educativas e seminário em diferentes locais da cidade, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), instituições públicas e privadas, empresas e espaços da rede de proteção à mulher. A abertura oficial será no dia 8 de agosto, às 14h, no Fórum de Uberaba, mas as atividades já começaram no dia 1º, com blitz de conscientização na Praça Rui Barbosa.
Entre os destaques da programação está a formação voltada a profissionais da área de estética e beleza, no dia 11 de agosto, às 9h, no Thais Nascimento Beauty Studio, com foco na identificação de sinais de violência e na orientação adequada às clientes sobre onde e como buscar ajuda. Já no dia 20 de agosto, às 8h, na Prefeitura de Uberaba, será realizado seminário para técnicos da rede de proteção à mulher, com vistas ao fortalecimento das práticas de acolhimento e articulação interinstitucional.
Conforme a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Mendes, o objetivo da programação é ampliar o debate, sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de enfrentamento da violência contra a mulher. “Antes da agressão física, a mulher geralmente já foi vítima de violências psicológica, moral ou patrimonial. É fundamental que ela e as pessoas ao redor saibam reconhecer esses sinais, que muitas vezes são invisíveis, mas igualmente graves”, destacou.
Fernanda orienta que mulheres em situação de violência doméstica procurem o Centro Integrado da Mulher, onde serão acolhidas e terão acesso a atendimento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamento para os demais serviços da rede de proteção. “O apoio psicossocial faz toda a diferença para a mulher que enfrenta a violência. É nesse espaço de escuta e acolhimento que ela se sente amparada, começa a enxergar novas possibilidades e ganha forças para seguir em frente com mais segurança e autonomia”, acrescentou.
O CIM está localizado na Rua Luiz Próspero, 242 – Parque das Américas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone para informações é (34) 3312-9161. No mesmo endereço, funciona a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde é feito o registro da ocorrência policial e solicitada medidas protetivas. A mulher também pode buscar orientações por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço nacional gratuito disponível 24 horas por dia. Em casos de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190, a qualquer horário do dia ou da noite.