Historicamente, o número de acidentes domésticos aumenta de forma considerável durante o período de festas de fim de ano. Entre os motivos para a estatística estão o maior consumo de bebidas alcoólicas e a diminuição da atenção. Outro fator é o tempo chuvoso em Uberaba, como mostra a previsão do tempo, que acaba proporcionando mais perigos às pessoas.
“Lamentavelmente, essa época do ano, se a gente olhar as estatísticas passadas, nos próximos dias muitas pessoas vão se acidentar [...] É importante entender que informações de qualidade salvam vidas, a pessoa saber o que fazer e como se portar é muito importante”, alerta do coronel Anderson Passos, veterano do Corpo de Bombeiros.
Passos pontua que, sendo este um momento de descanso, muitas pessoas relaxam, inclusive, com a própria segurança. "Nessa época do ano, a meteorologia está ruim. Muita chuva e isso faz surgir uma série de situações de risco. Mas também as pessoas estão naquele momento de relaxar e, nesse momento, muitas pessoas relaxam um pouco mais, além da conta, festejando com seus familiares e abre mão da sua segurança", comenta.
O bombeiro veterano ainda lembra que o período chuvoso é propício a desastres. "Metade das chuvas do ano todo caem em dezembro e janeiro. Nós lamentavelmente precisamos falar que os óbitos seguem também essa estatística: metade das mortes por período chuvoso acontecem em dezembro e janeiro. 35% das pessoas que perdem a vida devido ao período chuvoso perdem a vida porque atravessaram as ruas alagadas. Ela enfrentou a força da enxurrada e perdeu a vida, a pé, de carro, de bicicleta, de motocicleta... Raramente você vai ver um relato em que a água foi até onde a pessoa estava. Geralmente a pessoa entra na água e isso é muito chocante, porque bastava que ela aguardasse a água passar, como é típico dessa época do ano, para que ela pudesse seguir o seu caminho. Para mim, é um sinal claro da falta de percepção do risco", explica Passos.
Passos também salientou que como dezembro e janeiro são meses extremamente chuvosos, os desabamentos também se tornam um grande perigo para a vida das pessoas. Segundo ele, cerca de metade dos óbitos em decorrência das chuvas acontece nesses meses.
Sobre os cuidados relacionados aos acidentes domésticos, o coronel veterano alertou sobre diversas situações que podem representar um risco potencial. Tomar cuidado com os utensílios elétricos da casa, não soltar fogos de artifício em ambientes fechados, observar como está sendo usado as churrasqueiras, especialmente com o uso de álcool e tomar cuidado com engasgos.
Caso ocorra algum acidente, acione imediatamente as forças de resgate pelos números de emergência 192 (SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros).
*Estagiário sob supervisão