Festival de rock independente consolida importância no calendário cultural da cidade
Com 44 anos de história, a lendária banda Ratos de Porão se apresenta pela primeira vez em Uberaba (Foto/Divulgação)
O Festival da Farinha Podre, evento cultural e musical independente de Uberaba, chega à sua nova edição nos dias 8 e 9 de novembro, com entrada gratuita. A programação principal conta com apresentações de Ratos de Porão, Black Pantera, Ventania e Uganga, além das bandas vencedoras das seletivas regionais, que terão a oportunidade de se apresentar e receber uma premiação de R$ 2.000,00 por categoria.
“A expectativa é que seja nosso maior público até agora, por conta dos headliners de nível nacional: Ratos de Porão e Ventania”, afirma Elmiro Luiz da Silva Neto, da Ópera Cultural, organizadora do festival.
Entre os destaques das seletivas deste ano estão: Morango do Horror (vencedora da seletiva de bandas cover realizada em agosto), Legius (grupo autoral anunciado em setembro), Celulites (finalista da seletiva feminina) e Sons of Guerrilha (vencedora da seletiva regional), além de uma jam session com músicos locais.
Realizado anualmente desde 2022, o Festival da Farinha Podre busca dar visibilidade para o cenário de bandas independentes regionais, ao mesmo tempo em que traz atrações nacionais de destaque. “Desde a origem, nossa meta é valorizar a cena local, dando oportunidade às bandas de se apresentarem ao lado de nomes nacionais e conquistarem visibilidade”, diz o organizador.
Além da música, o evento integra outras expressões artísticas, oferecendo feira de artesanato, espaço kids, praça de alimentação e outras atividades de entretenimento, como artista visual Clayton Square e os grupos de dança Projeto Arya e Fadas Namastchicas, proporcionando uma experiência cultural completa para toda a família.
O nome “Farinha Podre” tem forte conexão com a história local: a região de Uberaba era conhecida antigamente como “Sertão da Farinha Podre”, referência a bandeirantes e viajantes que teriam encontrado provisões estragadas durante seus trajetos.
Esta edição foi aprovada no edital PNAB 11/2024 da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SECULT-MG), permitindo a presença de headliners nacionais e aumentando a premiação para as bandas vencedoras.
O festival será realizado no estacionamento do Praça Uberaba Shopping, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 5100. Segundo a organização, o evento reforça seu compromisso de incentivar a cultura e a arte regional, promovendo a valorização e o reconhecimento da música independente.
Com o apoio da SECULT-MG e realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, do Governo Federal, além de recursos próprios, o Festival da Farinha Podre reafirma seu papel de referência na cena musical de Uberaba, promovendo dois dias de celebração da música independente e dando espaço para novas vozes da região. “Este ano conseguimos atingir uma das metas do festival, que é levar cultura gratuitamente para a cidade e região", completa Elmiro.