Produtores rurais de Uberaba têm procurado mais os financiamentos para as atividades agropecuárias, especialmente o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nos últimos seis meses o Banco do Brasil registrou crescimento em 28% destas contratações.
De acordo com Ailton José Salazar de Morais, gerente-geral do BB na cidade, atualmente cerca de 600 produtores são beneficiados pelo Pronaf. Para ele, a confiança do setor na economia local e do país foi decisiva para esta impulsão. “Muitos agricultores e pecuaristas tinham receio de fazer estas contratações e não conseguirem cobrir o endividamento. Mas, nos últimos meses, eles voltaram a acreditar na economia do país e esta situação já está diferente”, analisa.
Ainda segundo Ailton, a maior demanda pelo Pronaf é feita pelos produtores de leite. “Esta pecuária tem destaque na região e, por isso, é a que mais requisita os financiamentos”, confirma. O gerente lembra que o Pronaf também é destinado aos produtores de hortifrútis.
A declaração de aptidão ao Pronaf, que também deve ser assinada pelo beneficiário do crédito, deve ser prestada por agentes credenciados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ailton afirma que no município ela pode ser feita através da Secretaria Municipal de Agricultura, Banco do Brasil, Sindicato Rural, Certrim ou Copervale. A taxa de juros é de 3% ao ano, em média.