(Foto/Divulgação)
Com a chegada de mais uma frente fria, novamente aumenta a preocupação com a população em situação de rua. Diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social novamente intensificou as ações de acolhimento, com reforço da atuação das equipes que já trabalham diariamente com esse público.
De acordo com o secretário Ernani Neri, o atendimento tem sido contínuo e adaptado às necessidades da estação. “Quanto à população de rua, a gente continua o trabalho com nossa equipe de forma ininterrupta, oferecendo acolhimento, cobertores e orientando”, afirmou.
O secretário explica que, mesmo com as temperaturas mais baixas, muitos resistem a permanecer nos abrigos. “Neste período que faz mais frio, eles até aceitam o acolhimento, mas alguns deles não têm ficado por muito tempo”, relata. Segundo ele, as regras necessárias para o funcionamento dos espaços de acolhimento, como horários definidos para banho e alimentação, visto como fator de dificuldade para parte dessas pessoas, que já estão nas ruas há bastante tempo.
“Tem um número considerável que está nas ruas há algum tempo, aí eles praticamente não conseguem ficar acolhidos com as regras por muito tempo. Porque tem que ser acompanhado pelos profissionais, horário de banho, alimentar, etc.”, completou Neri.
Apesar dos desafios, a Secretaria reforça que o trabalho não para. As equipes seguem atentas e atuando diariamente para oferecer alternativas seguras, acolhedoras e humanas para aqueles que mais precisam, especialmente neste momento em que o frio se torna mais intenso.