Fluxo de viagens no aeroporto Mário de Almeida Franco ainda não apresentou aumento significativo, apesar da chegada de dezembro.
Fluxo de viagens no aeroporto Mário de Almeida Franco ainda não apresentou aumento significativo, apesar da chegada de dezembro. Desde novembro, a oscilação é positiva, mas a projeção feita pela Infraero em Uberaba aponta para elevação considerável do movimento apenas a partir da próxima semana.
De acordo com João Itacir Gottfried Freitas, superintendente da Infraero na cidade, é esperada alta de 30% nas ocupações de voos na segunda quinzena deste mês. “As viagens para São Paulo e Belo Horizonte são as mais procuradas. Antes do Natal, a vinda de Brasília para cá também será realizada com maior frequência. E, depois das festividades de fim de ano, as passagens para a volta a este destino, ou seja, de Uberaba para a Capital Federal, crescerão”, aponta.
No ano, João Itacir prevê maior número de passageiros no aeroporto local. “Devemos fechar 2009 com quase 10% a mais”, revela ele, devendo o fluxo chegar a 100 mil passageiros, enquanto que em 2008 foram 92 mil.
Para o superintendente, a melhora deve-se, especialmente, à volta da estabilidade da economia após a crise econômica global. “Ela gera maior poder de compra. Além disso, a população tem cada vez mais acesso ao sistema aeroviário. E há novas classes utilizando este transporte. Aquela ideia de que quem viaja de avião é apenas da classe A foi quebrada”, analisa. “Há também as facilidades de pagamentos, entre elas o parcelamento em várias prestações”, completa.
Nem mesmo as chuvas atrapalharam o aeroporto uberabense nos últimos dias. “Não chegamos a ter cancelamentos de voos. João Itacir informa ainda que atualmente duas empresas operam no município com destino a três capitais: Air Minas tem voos para São Paulo e a Trip, para Brasília e BH, além da vizinha Uberlândia.