A Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e a Universidade de Uberaba (Uniube), promove, nos dias 11 e 12 de junho, o Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo Uma Só Saúde em Uberaba. Esse será o primeiro evento do gênero em Minas Gerais e contará com vários palestrantes e autoridades.
A prefeita Elisa Araújo vai participar da abertura do Fórum, que acontecerá no Campus Aeroporto da Uniube. Representando o governo mineiro, o subsecretário de Gestão Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Diogo Soares de Melo Franco.
Na terça-feira (11), das 8h às 11h30, o Fórum terá início com palestra sobre o tema Legislação – Direitos e Deveres. Das 14h às 16h30, a temática será Animais Errantes e Acumulação. Já na quarta-feira (12), as palestras sobre Manejo Populacional e Doenças acontecem das 8h às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h. Os convidados, após almoço em Peirópolis, visitam o Museu dos Dinossauros e os geossítios do Geoparque - Terra de Gigantes. O evento tem o apoio da Usina Delta, Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Safra Soluções Ambientais Ltda.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno César Silveira, nos dois dias do Fórum serão discutidos diversos aspectos do tema “Uma Só Saúde” ou “Saúde Única”. Ele ressaltou que a abordagem adota uma perspectiva holística sobre a conexão entre a saúde das pessoas, dos animais e do nosso planeta.
“O encontro busca uma colaboração ampla e transdisciplinar, criando um espaço para diálogos entre diferentes áreas e setores, e ainda cultivar uma existência conjunta mais saudável e em harmonia para todos”.
De acordo com a superintendente de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Paula Boaventura, é muito importante a participação dos representantes dos diversos setores ligados à causa, tendo em vista ser um momento de aprendizado, troca de experiências e conhecimento. “Serão sete palestras com autoridades que conhecem profundamente os diversos aspectos que permeiam o assunto e vêm a Uberaba dividir essa cultura. Além disso, a cada dia haverá uma mesa-redonda, quando poderão ser debatidos os temas
Confira a programação
O primeiro tema a ser abordado será "Legislação animal: direitos, deveres e atualizações", proferido pela promotora de Justiça do MPMG, Monique Mosca Gonçalves, que é mestra em Ciência Jurídico-Ambiental pela Universidade de Lisboa e autora do livro Dano Animal. Em seguida, a partir das 10h30, o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba, Curadoria de Defesa do Meio Ambiente, Renato Teixeira Rezende, falará sobre a “Cadeia de custódia em crimes ambientais contra a fauna”. A partir das 11h, haverá Mesa-Redonda mediada pela assessora de Normatização e Controle Processual da Semam, Letícia Rezende Giani.
No período da tarde, a médica veterinária Ana Liz Bastos fala sobre o tema “Integrando a comunidade no cuidado com animais errantes (rua)”. Ela é membro da Comissão de Saúde Única e Medicina Veterinária do Coletivo e conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV). Preside, ainda, o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, consultora em manejo populacional de cães e gatos para municípios, perita e consultora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do MPMG.
"Colônias de gatos urbanos: desafios e estratégias de manejo" será a palestra seguinte proferida pelo gerente de Defesa dos Animais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, médico veterinário Leonardo Maciel Andrade. Além disso, é membro do Conselho Municipal de Turismo da capital mineira e das Comissões de Saúde Única e de Esporotricose do CRMVMG.
A partir das 15h15, será abordada a temática "Acumulação de animais: abordagens multidisciplinares para um problema complexo" pela mestra em Ecologia de Biomas Tropicais e fundadora da Associação Ouropretana de Proteção Animal, Luana Clarice das Neves e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Blenda Araujo Martins Ferreira. Na sequência, será formada Mesa-Redonda mediada pelo responsável técnico no Hospital Veterinário da Uniube, professor doutor Cláudio Yudi.
O Fórum, na quarta-feira, começa com a palestra da superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica (Sefau) da Semad/MG, Patrícia Carvalho da Silva, sobre "Estratégias inovadoras para o manejo populacional de animais urbanos". Ainda pela manhã, a professora doutora do Curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos na Uniube, Izabel Rodrigues, falará sobre o tema "Zoonoses emergentes: desafios e estratégias de controle". A mediação da Mesa-Redonda, a partir das 10h15, fica por conta do titular da Semam, Edno Silveira.