
(Foto/Divulgação)
Representantes da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” participaram, nesta quinta-feira (30), de uma visita técnica ao Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto (SP). A ação teve como objetivo conhecer práticas de gestão e sustentabilidade em instituições culturais.
A programação incluiu uma apresentação institucional sobre a trajetória, missão e objetivos do Instituto Figueiredo Ferraz, seguida por uma visita guiada ao acervo e às exposições em cartaz. A comitiva de Uberaba teve acesso a informações sobre o modelo de funcionamento da instituição, que integra programas de parcerias culturais, colaborações e uma estrutura administrativa voltada à sustentabilidade das ações artísticas.
De acordo com o chefe do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros da Fundação, Paulo Miranda, a troca de experiências foi enriquecedora. “Esta imersão no Instituto Figueiredo Ferraz foi extremamente valiosa para nossa equipe. Conhecer de perto uma estrutura de gestão consagrada e seus modelos de parceria nos fornece referências importantes para aprimorar nossos próprios processos e fortalecer a cena cultural em Uberaba”, afirmou.
O encontro também apresentou a agenda cultural e as próximas exposições do Instituto, encerrando com um momento de perguntas e trocas de experiências entre as equipes.
Segundo o presidente adjunto da Fundação Cultural de Uberaba, Alexandre Ferreira, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a capacitação técnica e o aprimoramento da gestão dos espaços culturais da cidade.
O assessor jurídico da FCU, Guilherme Bove Canassa, também integrou a comitiva que participou da visita técnica.