Encontro destacou a importância da representatividade e do papel da cultura na promoção da inclusão social.
(Foto/Divulgação)
A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” recebeu nesta segunda-feira (27) os vencedores do concurso Miss e Mister Diversidade LGBT+, em agenda promovida pela Coordenadoria de Política LGBT+. O encontro teve como foco o fortalecimento da visibilidade e da representatividade no cenário cultural da cidade.
Os vencedores do concurso — Danielle Regina Santana Rodrigues (Miss Lésbica), João Paulo Falcconny (Mister Gay), Zyan Matteo Silva (Mister Trans) e Ivy Barbosa (Miss Trans) — foram recebidos pelo presidente da Fundação, Cássio Facure, e pela coordenadora de Política LGBT+, Lucimira Reis.
Durante a visita, os participantes compartilharam experiências e discutiram possibilidades de futuras colaborações voltadas à promoção da diversidade em Uberaba. Facure destacou o papel da cultura como ferramenta de transformação social.
“A cultura tem um papel transformador e aglutinador. É uma honra para a Fundação abrir as suas portas e ser um espaço de acolhimento e reconhecimento para a comunidade LGBT+”, afirmou o presidente da FCU. “É a cultura sendo usada como ferramenta de inclusão e cidadania”, completou.
Lucimira Reis ressaltou que o encontro simboliza o compromisso da cidade com a visibilidade e o respeito à diversidade.
“Receber misses e misters aqui, em um espaço público e cultural como a Fundação, envia uma mensagem poderosa à sociedade de que a diversidade é um valor a ser celebrado. Eles são embaixadores da luta por igualdade e sua voz é fundamental para inspirar outras pessoas”, afirmou.
O evento reforçou o papel da Fundação Cultural como espaço de diálogo e acolhimento, reafirmando o compromisso de Uberaba com políticas públicas voltadas à igualdade e à inclusão.