
Gramado do estádio vem recebendo melhorias para os jogos do próximo ano (Foto/Divulgação)
Com o encerramento do calendário de eventos de 2025 no último fim de semana, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) iniciou, já na segunda-feira (15), o processo de recuperação do gramado do Estádio Municipal Engenheiro João Guido, o Uberabão. A ação antecipa o planejamento para a temporada 2026, que prevê uso intenso do campo a partir do mês de fevereiro.
Como parte desse planejamento, o estádio recebeu a visita técnica do consultor especialista em Gramados Esportivos, Adelmo Miranda. Ele foi responsável por avaliar as condições atuais do campo e definir os manejos necessários para a recuperação do gramado.
De acordo com o especialista, foram identificados problemas como alta compactação do solo, principalmente na região central do campo, excesso de palha e presença de ervas daninhas. Esses fatores comprometem a infiltração de água, a absorção de nutrientes e o desenvolvimento uniforme do gramado. “Diante desse cenário, já iniciamos a retirada do excesso de palha e realizamos a análise do solo, que serviu de base para a definição de uma adubação específica e direcionada às necessidades do campo”, explicou Adelmo Miranda.
As próximas etapas do trabalho incluem a descompactação e a aeração do solo, além da aplicação de uma camada corretiva. Segundo o consultor, esse conjunto de ações é fundamental para recuperar a estrutura do solo e garantir maior qualidade, uniformidade e durabilidade do gramado ao longo de toda a temporada esportiva.
O presidente da Funel, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, destacou que todas as orientações técnicas estão sendo seguidas para assegurar condições adequadas de jogo durante todo o ano. “O objetivo é que o gramado esteja em excelentes condições não apenas no início da temporada, mas de forma contínua, oferecendo aos atletas um campo de qualidade”, afirmou.
Além das melhorias no campo, Carlos Dalberto ressaltou que o projeto de acessibilidade do estádio está em fase adiantada e que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Uberabão segue válido até 2030. “Vamos iniciar a temporada 2026 com documentação em dia, avanços na acessibilidade e um gramado recuperado”, concluiu.