PROBLEMA

Furto de fiação: vandalismo compromete iluminação natalina em praças de Uberaba

Praça da Abadia lidera lista de locais afetados, seguida da Dom Eduardo e Jorge Frange

Dandara Aveiro
Publicado em 05/12/2025 às 10:44
Compartilhar

A Sesurb confirmou ainda que a reposição dos cabos tem sido feita por equipes da Concip Uberaba sempre que necessário, garantindo a recomposição da iluminação (Foto/Divulgação)

Finalizada no final de outubro, a decoração natalina de Uberaba, que transforma praças e espaços públicos em locais de convivência e celebração, vem enfrentando problemas com vandalismo. Na Praça da Abadia, por exemplo, parte da iluminação já não funciona devido a furtos da fiação elétrica. Segundo relato de um ouvinte da Rádio JM, cabos de diversos pontos foram arrancados, comprometendo a experiência de moradores e visitantes, um problema que, segundo a população, se repete todos os anos. 

A reclamação não é inédita: em anos anteriores, a Praça da Abadia já havia registrado furtos de cabos durante o período natalino e, neste ano, o problema voltou a se repetir. “Grande parte já não funciona. Vândalos arrancaram a fiação de vários locais. Precisamos de fiscalização”, desabafou um morador sobre a situação. 

Procurado pela reportagem, o secretário Pedro Arduini confirmou que a ação criminosa tem sido recorrente e desafiadora. Segundo ele, a praça da Abadia é o ponto recordista de furtos de fiação em Uberaba neste período, seguida pela Praça Dom Eduardo e, em seguida, Jorge Frange. Arduini explicou que a manutenção e reposição dos cabos danificados estão sendo executadas pela Concip, responsável pela iluminação pública. A equipe tem atuado continuamente para restabelecer os enfeites natalinos conforme surgem novos casos. 

Diante dos relatos da população, o JM News questionou a administração municipal sobre medidas de prevenção, quantidade de ocorrências registradas e orientações ao cidadão. Em nota, a Prefeitura de Uberaba lamentou os furtos e atos de vandalismo que têm prejudicado a decoração natalina preparada para a população. 

A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que mantém uma rota de ronda diária, com duração de 12 horas, que percorre todos os locais decorados com iluminação especial. Além disso, alguns pontos contam com vigilância fixa, e esses profissionais têm sido realocados conforme o número de ocorrências, priorizando os locais mais vulneráveis. 

A Sesurb confirmou ainda que a reposição dos cabos tem sido feita por equipes da Concip Uberaba sempre que necessário, garantindo a recomposição da iluminação. No entanto, destacou que o apoio da comunidade é essencial para preservar os espaços públicos. “O apoio da comunidade é fundamental para preservar os espaços públicos e orienta que qualquer ação suspeita ou ato de vandalismo seja denunciado imediatamente à Guarda Civil Municipal ou à Polícia Militar, canais oficiais que podem agir com maior rapidez nessas situações”, ressaltou a pasta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por