OPERAÇÃO NATALINA

GCM reforça apoio ao trânsito de Uberaba durante movimento de fim de ano

Operação Natalina deve ser a última sob o comando de Marcelo Santos, que deixa o cargo em 2 de janeiro

Dandara Aveiro
Publicado em 04/12/2025 às 15:04
Compartilhar

Com atuação intensiva no comércio de Uberaba a partir desta sexta-feira (5), o município também contará com o suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) no trânsito durante o período natalino. Embora a fiscalização siga sob responsabilidade dos agentes de trânsito, o comandante Marcelo Santos, afirmou, em entrevista à Rádio JM, que a corporação desempenhará papel importante para garantir segurança e organização. 

Segundo Santos, a presença ostensiva das viaturas em pontos estratégicos já funciona como elemento de prevenção. “A viatura com giroflex ligado e o guarda bem posicionado, inibe veículos que querem transitar pelos corredores de ônibus, avançar semáforo ou entrar na correria do fim de ano”, explicou. Ele destacou ainda que terminais e áreas de compras costumam registrar grande aumento de circulação, inclusive de turistas, exigindo maior atenção das equipes. 

O comandante reforçou que o objetivo é dar suporte ao ordenamento viário. “É natureza secundária nossa, mas necessária nesse período”, disse, citando que o posicionamento das viaturas é definido a partir de levantamentos sobre o comportamento do trânsito na cidade. 

As ações integram a Operação Natalina, que será executada diariamente das 8h à meia-noite até 31 de dezembro, com reforço do patrulhamento nos principais corredores comerciais e terminais de ônibus. A operação contará ainda com apoio do Grupamento de Operações com Cães, da Inteligência, do motopatrulhamento e de viaturas de ronda. 

Última Operação 

A Operação Natalina deste ano deve ser a última conduzida pelo comando de Marcelo Santos à frente da Guarda Civil Municipal. Ele confirmou que deixará o cargo no início de 2026, com previsão de troca de comando em 2 de janeiro, data que ainda poderá ser ajustada conforme a agenda institucional. 

Segundo Santos, a meta é encerrar o ciclo “com chave de ouro”, concluindo a operação com segurança e bons resultados, que serão apresentados às forças de segurança, à imprensa e à população, ao final das ações. “A gente sai do cargo honrado e entrega a guarda em boas mãos, para o próximo comandante, o Freitas”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por