O “Doze Guerreiras”, fundado em Uberaba, completa este ano 10 anos de existência. Com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres diagnosticadas com câncer, a principal ação do grupo é o calendário anual, que traz histórias inspiradoras, reforçando a trajetória de coragem das modelos registradas nas fotografias.
Confira também: Concurso Miss e Mister UAI 2024 será nesta sexta-feira
“Nosso calendário é mais do que um projeto fotográfico. Ele representa a superação e o resgate da autoestima de mulheres que estão passando por um momento difícil”, afirma Viviane Quirino, uma das fundadoras.
Ela ainda ressalta a importância social do grupo. “Buscamos fortalecer a luta contra o câncer e levar informações e conscientização sobre a doença para toda a comunidade. Também damos apoio a pacientes oncológicos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa empatia vai nos ajudando a criar e conectar pessoas para uma rede de auxílio ainda maior”, comenta.
O grupo, que atualmente ajuda mais de 120 mulheres, também oferece apoio psicológico e financeiro, além de promover eventos beneficentes para arrecadar recursos. Ao longo dos 10 anos, o Doze Guerreiras se expandiu para outras cidades, como Uberlândia e Araxá, e conquistou parceiros e voluntários, fortalecendo a rede de solidariedade e luta contra o câncer.
O Calendário 2025 será lançado como uma edição especial, celebrando a década do grupo. Viviane destaca que “cada calendário vendido representa uma oportunidade de impactar positivamente a vida das mulheres envolvidas, sendo um símbolo de força e resiliência.”
O grupo continua sendo um abraço coletivo para muitas pessoas em tratamento, ajudando-as a enxergar a beleza, mesmo diante da adversidade. “Tentamos mostrar que o câncer não é uma sentença de morte, mas que ele pode sim ser um recomeço na vida de muitas mulheres”, finaliza a idealizadora.