Entrada principal do prédio tombado será utilizada para setores administrativos do hospital
Porta principal da antiga Santa Casa de Misericórdia de Uberaba será reaberta após 44 anos; prédio tombado agora recebe setores administrativos do HC-UFTM (Foto/Divulgação)
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) reabrirá, nesta terça-feira (28), às 10h30, a porta de entrada da antiga Santa Casa de Misericórdia de Uberaba, fechada desde 1981. O imóvel é tombado pelo município desde 1999, pelo Decreto 1.904, e agora abrigará setores administrativos da instituição.
No prédio histórico funcionarão a Superintendência, as Gerências Administrativa, de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa, além das Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU) e Médica (COREME) da UFTM. Rodrigo Molina, gerente administrativo do HC, destacou que a iniciativa atende à preservação de prédios históricos da cidade e permitirá a criação de um memorial da Santa Casa no futuro.
A revitalização incluiu pintura geral, readequação estrutural da marquise, instalação de sistema de irrigação no gramado e implantação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Também foram realizadas manutenções no telhado, instalações elétricas, banheiros, vidros, portas e climatização, além de adaptações em telefonia, rede, câmeras de segurança e medidas de acessibilidade, como guarda-corpos e corrimãos.
“Os serviços de revitalização foram executados, preservando a estrutura do imóvel tombado pelo município e preservando a fachada do prédio”, explicou Wesley Amâncio de Melo, chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC-UFTM.
A Santa Casa de Uberaba foi idealizada por Frei Eugênio Maria de Gênova na década de 1860, com inauguração do primeiro prédio em 1871. Durante o século XIX, foi a única instituição de saúde da região, contribuindo para o crescimento da cidade. Após um incêndio em 1921, a construção do novo edifício começou em 1926, sendo inaugurado em 1935. Em março de 1967, a instituição passou a integrar o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.
Hoje, o antigo prédio da Santa Casa, pertencente à UFTM e administrado pela Ebserh, é considerado um marco histórico e cultural de Uberaba e exemplo da arquitetura hospitalar. A reforma atual garante sua preservação e adaptação para uso administrativo, sem interferir na integridade do patrimônio histórico.