Dom Benedito foi o segundo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, no período de 1978 a 1996 (Foto/Reprodução)
Nesta sexta-feira (21), a historiadora Amanda Oliveira lança o livro “Dom Benedito de Ulhôa Vieira: uma trajetória de Esperança”, em evento às 19h, na Paróquia da Ressurreição, localizada na rua Centenário, 230, Santa Marta. A obra foi executada com recursos conquistados por meio da Lei Paulo Gustavo, em Uberaba.
Segundo a coordenadora de Incentivo a Projetos Culturais da Fundação Cultural de Uberaba, Márcia Otaviano, o livro, que surgiu de uma tese acadêmica, foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo e, agora, será levado a outros espaços e a outros grupos para o conhecimento de todos.
O livro relata a trajetória e as práticas de Dom Benedito, segundo Arcebispo Metropolitano de Uberaba (1978 – 1996), desde a sua juventude até o auge do seu ministério episcopal, na cidade, revela a autora. Ela conta que, ao longo da pesquisa, entre 2021 e 2023, encontrou uma vasta documentação que apontou os feitos do religioso, sobretudo em defesa dos Direitos Humanos, em um período no qual a conjuntura política brasileira exigiu coragem e profecia.
“A partir da publicação, poderão ser feitas palestras para disseminar a história de Dom Benedito e sua relevância cultural, para assim reverberar o impacto da pesquisa histórica em Uberaba. A partir dessas palestras, poderão ser estimuladas novas possibilidades de pesquisas históricas na cidade de Uberaba, contribuindo para a construção identitária”, complementa Amanda.
O lançamento do livro contará com apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba, sob a batuta do maestro Eliézer Thiago. O evento é aberto ao público.