Entre os produtos à venda estavam artigos decorativos, itens para casa, roupas, bijuterias, produtos de beleza e delícias culinárias. (Foto/Divulgação)
Cerca de 30 idosas expuseram seus produtos na 1ª Feira Empreendedora 60+, realizada nesta sexta-feira (10) na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) buscou valorizar o potencial produtivo na terceira idade. O vice-prefeito de Uberaba, Mauricinho de Sá, prestigiou o evento.
“Normalmente, vemos eventos de empreendedorismo voltados para jovens ou empresários, mas para o público 60+ isso não acontece com frequência. Espero que essa feira percorra Uberaba, para que mais pessoas conheçam o trabalho e a história de vocês”, afirmou o vice-prefeito.
Entre os produtos à venda estavam artigos decorativos, itens para casa, roupas, bijuterias, produtos de beleza e delícias culinárias. A programação, aberta à comunidade, contou com apresentações da banda do 4º Batalhão da Polícia Militar e do grupo de samba da UAI, além do tradicional forró às sextas-feiras na unidade.
Regina Bosqueto, de 69 anos, começou a fazer amigurumi (bonecos de crochê ou tricô) em 2019, mas nunca havia participado de uma feira. Segundo a aposentada, além de ser um complemento de renda, a arte é “uma maneira de viver bem, porque nos ajuda a eliminar a depressão, as angústias e o mau-estar”.
Também pela primeira vez, Laís Cristina Fernandes expôs numa feira seus panos de prato pintados à mão. “Estou adorando! Trouxe 40 peças e espero vender todas”, disse. As empreendedoras são usuárias da UAI, onde fazem diversas atividades.
Segundo a organizadora da feira e educadora social da UAI, Edilene Leal, a ideia do evento surgiu da reflexão sobre como empreender a vida. As expositoras, então, passaram por capacitação em empreendedorismo e geração de renda, em parceria com o Instituto Social Kairós e a Rede Gerando Falcões. “Todas têm uma linda história de vida e de produção, que precisava continuar. Nossa missão foi unir forças para que isso acontecesse”, enfatizou.
Presente no evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, destacou a importância da UAI como espaço de valorização da pessoa idosa. “Esse é um espaço de convivência, de fortalecimento de vínculos e, agora, de incentivo à geração de renda, mostrando que nunca é tarde para criar e empreender”, ressaltou.
Localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, no bairro Parque do Mirante, a UAI oferece atividades físicas, artísticas e terapêuticas aos idosos, além de atendimento psicossocial. Entre as opções estão hidroginástica, pilates, musculação, funcional, dança, crochê, bordado e pintura. Para se inscrever, é preciso ter 60 anos ou mais.