Evento regional discutiu desafios e novas perspectivas para o cuidado em saúde mental, com participação de representantes de Uberaba e outras cidades do Triângulo Mineiro.
(Foto/Divulgação)
A Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba participou do Simpósio de Saúde Mental em Araxá, realizado nesta quinta e sexta-feira (9 e 10). O evento reuniu profissionais, estudantes e instituições públicas e privadas para discutir os desafios contemporâneos e novas perspectivas de cuidado na área.
O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, integrou uma mesa-redonda no primeiro dia do simpósio, que teve como tema “Saúde mental em rede: desafios contemporâneos e novas perspectivas de cuidado”. O encontro enfatizou o fortalecimento da rede de atenção, a promoção do cuidado humanizado e a valorização da vida.
Segundo Marçal, as discussões abordaram desde casos de baixa complexidade até situações mais graves, considerando também fatores sociais que influenciam o adoecimento. “A doença não é um fato isolado, mas uma construção social marcada por privações, violência e negação de direitos básicos. Por isso, é essencial o trabalho em rede, para além do setor saúde, envolvendo políticas públicas de habitação, alimentação, renda e educação”, destacou.
A equipe técnica da Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba também participou do simpósio, que contou com representantes de Uberlândia, Ibiá, Sacramento e Iturama.