Prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Triângulo) fecharam ontem parceria
Prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Triângulo) fecharam ontem parceria para ofertar cursos de capacitação aos servidores públicos municipais. Na reunião, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) também discutiu com a equipe do IF Triângulo a implantação de lousas eletrônicas nas escolas municipais para substituir o quadro-negro, o que demandará a reciclagem dos professores.
Conforme AA, a meta é concluir essa fase da informatização nas escolas em quatro anos. Entretanto, alertado ainda por técnicos do IF Triângulo sobre a necessidade de pensar o conteúdo para as aulas, o prefeito colocou o primeiro passo será definir quais programas serão utilizados para ministrar as aulas. Só depois haverá a compra do equipamento para as escolas.
Segundo Anderson, a PMU deverá trabalhar juntamente com o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, que utiliza a lousa eletrônica em diversas séries de ensino. Ele solicitou também o apoio do Instituto no processo, inclusive na fase de treinamento dos educadores.
Na reunião, o reitor do IF Triângulo, Ronaldo Ferreira, destacou com o convênio é como um guarda-chuva. Neste primeiro momento, serão qualificados os servidores da área administrativa, conforme análise de demanda feita pelo departamento de recursos humanos. Porém, as próximas turmas podem abarcar outros setores, a exemplo dos professores.
Os cursos serão aplicados na modalidade Educação a Distância (EAD) e os funcionários beneficiados serão escolhidos por meio de seleção, de acordo com critérios estabelecidos pelo IF Triângulo. O instituto também será responsável pelo regimento disciplinar, calendário escolar e filosofia de ensino. O primeiro curso será para a qualificação de assistente administrativo, com duração de seis meses. São 50 vagas para servidores efetivos de todas as secretarias.