EDUCAÇÃO

IFTM não disponibilizará vagas pelo Sisu no primeiro semestre de 2024

Em nota enviada ao JM, o instituto pontua que o calendário tardio do Sisu impacta o planejamento acadêmico e que, por isso, adotou sistema próprio para o ingresso de novos alunos

Tito Teixeira
Publicado em 18/01/2024 às 11:54
Compartilhar

As inscrições para o processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão no próximo dia 22, com 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Em Uberaba, apenas a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), disponibilizou vagas para o Sisu, com 944.  Mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), os quantitativos de vagas são preliminares e podem se alterar até o início das inscrições. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) não aparece na lista de instituições que disponibilizaram vagas no Sisu. 

Em nota encaminhada ao Jornal da Manhã, o instituto justificou que, em discussões e deliberações da Câmara de Ensino e do Colégio de Dirigentes, o IFTM decidiu não aderir ao Sisu para o ingresso de estudantes de graduação no primeiro semestre de 2024. 

Ainda conforme a nota, as principais razões para a decisão são relativas ao calendário tardio do Sisu, que impacta em todo o calendário e planejamento acadêmico e institucional e quanto à operacionalização de publicação de sucessivos editais de chamadas que também impactam negativamente na vida acadêmica dos estudantes que ingressam nos cursos após o início do período letivo. 

O IFTM informou que a seleção para os cursos superiores em 2024 está sendo realizada por uma empresa contratada, a Fundatec, e o processo está em andamento. Foram duas modalidades de ingresso para candidatos concluintes do Ensino Médio: Prova de Seleção; ou
utilizando nota do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2010 a 2022, desde que não tenha obtido nota 0 na redação.

Conforme o MEC o Sisu também vai disponibilizar vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que, em 2024, teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. A lista dessa oferta é liderada, respectivamente, pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), com 3.290. 

Em um comparativo entre as entidades com maior número de ofertas para o programa, a lista é liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por