Missa em Ação de Graças, às 19h de amanhã, na Catedral Metropolitana, marcará o encerramento do Ano Sacerdotal em Uberaba.
Na verdade, o encerramento em todo o mundo foi no dia 19. Em Uberaba, em razão da visita ad limina de dom Roque ao Santo Padre, o encerramento do Ano Sacerdotal passou para segunda-feira, 28. Mais de 80 padres de todas as cidades da Arquidiocese, entre diocesanos e religiosos, são esperados para a celebração.
Durante a cerimônia serão comemorados também os aniversários natalício e de ordenação sacerdotal de dom Roque Oppermann. O primeiro, no dia 19 de junho, quando o arcebispo completou 74 anos de vida, e a ordenação, em 29 de junho, oportunidade em que chegará aos 49 anos de sacerdócio.
Para o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Ricardo Fidélis, o Ano Sacerdotal foi especial, culminando com o encontro com o papa, além das inúmeras orações para os padres, com as pessoas se conscientizando da importância da vida sacerdotal para a Igreja. Apesar de tantos problemas vividos no período, com a divulgação de escândalos, padre Ricardo entende que o ano produziu bons frutos. Um deles, aponta o padre, foi a purificação dos sacerdotes.