As enchentes que atingem desde a semana passada os estados do Nordeste deixaram rastro de destruição. Em Pernambuco já são 15 mortos e 42 mil pessoas desabrigadas. Trinta cidades pernambucanas estão em situação de emergência. Em Alagoas, as 26 cidades prejudicadas pela chuva somam 29 vítimas fatais, 600 pessoas desaparecidas e 70 mil desabrigados. O país todo se comove para enviar ajuda e em Uberaba não é diferente.
A Igreja Católica aguarda uma reunião do arcebispo Dom Roque com a CNBB na tarde de hoje, em Brasília, mas deve começar a arrecadação ainda nas missas dessa semana.
Evangélicos se organizaram e já estão recebendo doações de água, roupas e mantimentos na Igreja Batista da rua Manoel Borges, 320. Segundo Ronaldo Amâncio, responsável pelo recebimento, a mesma campanha teve resultados positivos com doações para o Rio de Janeiro, em abril deste ano, e Santa Catarina, em 2008.
Apenas a Defesa Civil ainda não se movimentou para organizar uma campanha de arrecadação de donativos. De acordo com o coordenador Sérgio Campos, é preciso esperar autorização estadual. “A Defesa Civil de Brasília faz uma análise, vê se os locais atingidos têm condições de receber as doações, e então passam para os estados, que nos dão a autorização de aceitar os donativos.”