Fonte na Praça Rui Barbosa, no centro de Uberaba, está inativada (Foto/Leitor JM)
A fonte da praça Rui Barbosa faz parte dos atrativos que compõem o espaço público do centro de Uberaba, mas, recentemente, tem gerado questionamento a respeito do seu funcionamento. Imagem enviada por ouvinte da Rádio JM mostra que o ornamento está sujo, acumulando água das chuvas e aparentando inatividade, possivelmente necessitando de reparos. Além disso, a presença de mato alto no entorno afasta ainda mais quem passa pelo local.
O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) para obter respostas sobre as condições atuais da fonte e da Praça Rui Barbosa, que fica no coração da cidade. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) afirmou que a limpeza da praça é executada semanalmente. Entretanto, devido ao período de chuvas, foi necessário priorizar outras praças da cidade. A PMU garantiu que, em breve, a manutenção do espaço será retomada conforme o cronograma de serviços, sem especificar datas, no entanto.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Departamento de Zoonoses e Endemias informaram que equipes especializadas acompanham com frequência a situação e utilizam larvicida no combate a focos de mosquito Aedes aegypti nos bairros e em toda região central do município. Constantemente, também, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, saneamento e Ações Urbanas (Codau) realiza limpeza em todo o bairro Centro, segundo a própria autarquia.
“A limpeza urbana no centro de Uberaba é diária, com a programação executada de segunda a sábado. Isso inclui a varrição, coleta de lixo e retirada e reposição dos sacos de lixo das lixeiras públicas instaladas no passeio e no entorno da praça Rui Barbosa”, ressalta a Codau.
Porém, não ficou clara a situação da fonte na praça Rui Barbosa. Mesmo após questionamentos do Grupo JM, a Prefeitura não esclareceu se ela está realmente desativada, ou com algum tipo de defeito. Ainda, a PMU não mencionou se há algum prazo para religação do atrativo.
O programa "A Praça é Nossa", que visa buscar parcerias para a adoção e manutenção de espaços públicos, garante a revitalização de praças em toda a cidade, com foco em sustentabilidade a longo prazo. Por isso, o JM também buscou posicionamento sobre este plano de ação na praça Rui Barbosa e se ela teria prioridade por se localizar na região central de Uberaba. Em resposta, a Prefeitura disse que a Rui Barbosa será contemplada no projeto, coordenado pelo vice-prefeito Maurício de Sá, mas que a etapa de paisagismo e infraestrutura "será tratada após a formalização e implantação da iniciativa”.
O objetivo é transformar essa e outras praças em espaços mais atrativos e acessíveis à população, com a colaboração de empresas e cidadãos. A primeira fase do programa se concentra no mapeamento de oportunidades e na implementação de parcerias estratégicas para garantir a manutenção contínua desses locais.
Ainda não há definição de quando o programa será colocado em prática, tampouco quando atingirá a Praça Rui Barbosa.