Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes previstos para o dia 5 de fevereiro, foram antecipados e divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). E a UFTM utilizará este processo para preencher as vagas remanescentes do vestibular 2010.
Segundo a assessoria de comunicação, o Enem seria aproveitado neste ano, já na primeira fase do vestibular, compondo 50% da nota da prova de conhecimentos gerais. Mas, com o adiamento da realização do exame devido ao vazamento das provas em 2009, e o consequente atraso para a divulgação dos resultados, o Enem será aplicado apenas para definir com quem ficarão as vagas remanescentes.
De acordo com a comissão de concursos da UFTM, estas vagas surgem porque alguns cursos têm números de inscritos menores que o de ofertas, como foi o caso dos cursos de licenciatura em Física e Química. E, até o ano passado, elas eram ocupadas pelos portadores de diplomas ou mesmo para atender aos pedidos de transferências de alunos.
UFTM informa ainda que em 2011, o resultado do Enem será considerado novamente no vestibular. Ele irá representar 50% da nota da prova de conhecimentos gerais logo na primeira etapa e também definirá os ocupantes das vagas remanescentes.
Mais detalhes. Os estudantes participantes do Enem já podem conferir a pontuação nas provas. A consulta só poderá ser feita pelo próprio candidato. No site www.enem.inep.gov.br, será possível acessar os desempenhos individuais de duas maneiras: com o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição no exame, mais a senha pessoal.