ANIVERSÁRIO JM 53 ANOS

Uberaba mostra que é Terra de Gigantes, com história, identidade e participação popular

Larissa Prata
Publicado em 25/07/2025 às 09:02Atualizado em 25/07/2025 às 10:08
Compartilhar
Capa do dia 27 de março de 2024 (Foto/Arquivo JM)

Capa do dia 27 de março de 2024 (Foto/Arquivo JM)

Março de 2024. Anfiteatro lotado de pessoas que vestiram a camisa em suas mais diferentes versões para a confirmação de que o sonho havia se tornado realidade: Uberaba se tornou oficialmente Geoparque. Um grande marco para a cidade, que comemora cada conquista como se fosse única. Mas só a chancela da Unesco não nos torna uma Terra de Gigantes. É preciso que o uberabense se sinta parte, dono e responsável por esse filho de todos nós. 

Esse está entre os objetivos da Associação Geoparque, que tem a engajada Paula Cusinato à frente: envolver a população na operação e fortalecer o sentimento de pertencimento. “Hoje já tem muito mais gente falando, querendo entender e trabalhar o Geoparque. Eu vejo, por exemplo, as escolas. Na rede municipal, todas trabalham Geoparque na sala de aula. A Câmara dos Vereadores tem nos procurado, inclusive teremos uma audiência pública em agosto para apresentar um parâmetro do que nós já fizemos e do que ainda falta para a revalidação. A consciência e o interesse aumentaram bastante!”, comemora Paula.

O reconhecimento como Geoparque é recente, mas o processo que levou Uberaba à chancela internacional foi longo — e registrado passo a passo pelas páginas do Jornal da Manhã. Desde os primeiros movimentos da comunidade científica e da sociedade civil até o anúncio oficial da Unesco, o JM acompanhou e noticiou cada etapa dessa jornada, traduzindo para a população a importância de preservar, conhecer e valorizar o território onde vivemos.

Hoje, um dos avanços mais significativos é a presença de produtos com a marca do Geoparque. A associação fortaleceu a ideia de criar uma rede de parceiros para expor e vender os chamados geoprodutos, que são itens com identidade ligada ao território. “Hoje a Associação Geoparque conta com 135 associados, sendo 102 deles parceiros. São artesãos, confeiteiros, pequenos produtores, autônomos, que fazem produtos com a identidade do território, e isso acaba melhorando e fortalecendo a renda deles”, explica a presidente. O primeiro grande evento foi o Festival da Paz Chico Xavier, em abril. 

Com pouco mais de um ano de chancela da Unesco, o desafio agora é ampliar o trabalho e aprofundar o vínculo com a comunidade. As ações físicas e culturais promovidas pela Prefeitura de Uberaba colaboram com esse processo, mas o verdadeiro motor dessa transformação está na vontade do uberabense de conhecer e valorizar sua história. E entender por que vivemos em uma Terra que é, sim, de Gigantes.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por