BAIRRO TUTUNAS

Inscrições abertas para mutirão de castração de cães e gatos

Publicado em 10/04/2024 às 15:30
Compartilhar

A Prefeitura de Uberaba realiza, entre os dias 17 e 25 deste mês, o 7º Mutirão de Castração de cães e gatos, no pátio do Hospital Veterinário da Uniube, no bairro Tutunas. O horário de atendimento será das 7h às 17h, sendo aberto pela manhã aos felinos e à tarde, aos caninos. As inscrições começam nesta quarta-feira (10), por meio do link uberaba.mg.gov.br/castracao. Tutores e protetores já cadastrados precisam atualizar os dados dos pets.  

O solicitante deverá fazer uma inscrição por animal, podendo cadastrar quantos achar necessário. A Superintendência de Bem-Estar Animal fará o agendamento e entrará em contato para confirmar a data e horário que o tutor deverá comparecer com documento de identidade ao local onde estará ocorrendo as castrações. Caso tenha dúvida ou necessidade de mais informações, o tutor ou protetor pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0316; WhatsApp (34) 3318-0218 (somente mensagens) ou o e-mail superintendenciaanimal.semam@gmail.com.

De acordo com a legislação, todos os animais devem estar devidamente contidos, usando coleira e caixa de transporte individual. Animais bravios e de grande porte devem estar com coleira e focinheira.

Nas seis edições anteriores, foram castrados mais de 8 mil animais e, de acordo com a prefeita Elisa Araújo, a meta é chegar a 10 mil até o final do ano. Esse é o primeiro mutirão de 2024. As cirurgias são feitas no Castramóvel da Sociedade Uberabense de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), contratada dentro do convênio da Prefeitura com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale), tendo suporte do HVU. 

O animal que será castrado deve estar em jejum de água e comida entre seis e oito horas, e deve ter, no mínimo, seis meses e no máximo sete anos de idade. No entanto, o secretário alerta que “não serão castrados no mutirão os animais braquicefálicos - com cabeça de formato "achatado" e o focinho de tamanho "encurtado", como pug, shih-tzu, lhasa apso, bulldogs em geral, pequinês e yorkshire, entre outros que se encaixem nessas condições”, salientou.  

Ele explicou que esses animais necessitam de anestesia inalatória e de atenção redobrada, devido ao grande risco de regurgitação, disforia, recuperação prolongada, respiração estertorosa, morte, vômitos, anemia, edema facial, problemas do trato urinário e inapetência. 

Edno alerta ainda para o fato de muitos protetores e tutores de animais deixarem de comparecer no dia agendado, mesmo o cadastrado tendo confirmado a presença, quando chamado pela equipe da Semam. “Essa ausência prejudica os outros que estão aguardando na fila, pois não há como chamar o próximo animal de última hora, uma vez que necessita de preparação prévia”, concluiu. 

Além da Superintendência/Semam, são parceiras do mutirão a Codau; as Secretarias de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, e a de Defesa Social, via Guarda Municipal; o HVU; a Fundação de Esporte e Lazer (Funel); a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por