Alunos (Foto/Wilson Dias/Agência Brasil)
Os país e responsáveis de alunos da rede estadual de ensino tem até esta quarta-feira (19) para inscreverem os alunos no reforço escolar 2023. Segundo a Superintendência Regional de Ensino (SRE), em Uberaba, após o fim do prazo será verificada a necessidade de prorrogação.
O programa, que atende os 25 municípios do Triângulo Sul, conta com 186 turmas, do 6ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Conforme a superintendência, o objetivo do reforço escolar é garantir a permanência do estudante na escola no período pós-pandemia, reduzindo a evasão escolar e aumentando o rendimento dos estudantes. Para isso, são organizadas ações diferenciadas e eficazes de retomada das habilidades não-consolidadas, pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
Ainda durante a pandemia, em 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou a taxa de 7,2% de abandono escolar no Ensino Médio, em Uberaba. O Ensino Fundamental registrou 1,1% de abandono.
De acordo com a SRE, a meta é atender 4.150 alunos, selecionados a partir do resultado do fluxo e rendimento escolar, bem como pelos dados e evidências geradas pelas avaliações diagnósticas e intermediárias.
O início das aulas está previsto para o dia 20 de abril. A partir do recebimento de listagem nominal dos estudantes público-alvo da ação, os gestores escolares encaminharão aos pais e responsáveis um documento convidando a participar da iniciativa. Caberá à escola analisar os dados, excluindo ou acrescentando estudantes, a partir das evidências apuradas em cada unidade escolar.
Em todo o estado, estão disponíveis mais de 100 mil vagas para os estudantes. A iniciativa oferecerá um trabalho pedagógico mais individualizado, focado nas necessidades de cada aluno, além de uma metodologia de ensino mais dinâmica e interativa, incluindo novas práticas pedagógicas.
Em 2021, cerca de 80 mil estudantes participaram da iniciativa. Já em 2022, o programa atendeu cerca de 90 mil estudantes.