Casos de violência contra idosos têm aumentado no país. Na tentativa de conter esse avanço, instituições da cidade serão mobilizadas para manifestação em comemoração ao Dia Mundial contra Violência ao Idoso, realizada no dia 15 de junho.
De acordo com Andressa Ribeiro Pucci, oficial do Ministério Público, há atualmente 230 procedimentos instaurados na Promotoria do Idoso, sendo que a maioria deles é relacionada a abandono e negligência. Somente em maio foram 18 reclamações e 90 atendimentos em relação a crimes contra idosos.
Para conter e alertar contra os maus-tratos contra idosos, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estará mobilizando as instituições de Uberaba para evento realizado amanhã no calçadão da rua Artur Machado. O objetivo é mostrar os serviços, programas e projetos desenvolvidos pelo município e seus parceiros para a garantia dos direitos da pessoa da terceira idade.
Diretora do departamento de Desenvolvimento Humano, Jussara Silveira de Mello Lima ressalta que todas as instituições que atendem direta e indiretamente os idosos estão convidadas a participar do Dia Mundial da Não Violência, mostrando o que realizam juntas. “Queremos que a comunidade conheça as ações e os serviços disponibilizados pelo município para a terceira idade”, observa ela.
A mobilização no calçadão terá atividades culturais e recreativas, com apresentações da UAI e prestação de serviços diversos, inclusive na área de saúde. Com o tema “Envelhecendo com dignidade, um direito humano fundamental”, o ato é aberto ao público, das 8h às 11h.