CIDADE

José Olavo assume Parque Tecnológico

Foi formalizada ontem a criação do Instituto Parque Tecnológico de Uberaba, no Centro de Educação Ambiental

Da Redação
Publicado em 25/06/2010 às 00:23Atualizado em 20/12/2022 às 05:45
Compartilhar

Foi formalizada ontem a criação do Instituto Parque Tecnológico de Uberaba, no Centro de Educação Ambiental na Univerdecidade. O evento reuniu entidades para a posse do primeiro Conselho Administrativo, formado pela ABCZ, Fazu, UFTM, Codau, Girolando, IF Triângulo, Faemg, CDL, Aciu, Fiemg e Uniube.

O instituto visa a divulgar os potenciais tecnológicos e científicos de Uberaba para o mundo. Estimular cooperação científica e tecnológica entre empresas e instituições de ensino e pesquisa é a função do instituto, que elegeu ontem José Olavo Borges como presidente administrativo.

Zulema Paixão Côrtes, secretária executiva do Conselho Gestor, destaca que o objetivo é colocar o parque como um empreendimento para a educação de empresas, para promoção da ciência e tecnologia, e representar Uberaba lá fora. “Uma das parcerias que já foi articulada é com o Brazilian Cattle Genetics, grupo criado pela ABCZ, que propôs levar o parque tecnológico para todas as feiras internacionais em que vão estar.”

Segundo ela, isso significa projeção às empresas, instituições e ao empreendimento no país e no exterior. “Mostrando as competências que Uberaba tem, em especial na área do agronegócio, espera abrir parcerias e sugerir a instalação de empresas de fora e a entrada de empresas locais, completa.

Zulema destaca que o primeiro passo é formalizar o instituto com a assinatura de um aditivo ao convênio firmado pelo Conselho Gestor, Prefeitura, Embrapa e Epamig, feito em 2007. Mas, para que o instituto possa atuar no parque, firmando parcerias com empresas, falta a liberação de um CNPJ para que seja reconhecido como empresa sem fins lucrativos, o que deve sair em um mês.

Para o especialista internacional em parques tecnológicos e habitats de inovação, Roberto Spolidoro, palestrante do evento, com essa união, instituições e empresas continuarão competindo de forma integrada e complementar, visando ao desenvolvimento sustentável da região. “À medida que vierem mais empresas e centros de pesquisa, essas entidades vão contribuir para aperfeiçoar equipamentos de lazer, trazer segurança, transporte, empregos, o que significará mais qualidade de vida à cidade.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por