Amanhã será empossada a nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O presidente José Olavo Borges Mendes encerra o triênio de sua administração
Amanhã será empossada a nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O presidente José Olavo Borges Mendes encerra o triênio de sua administração comemorando muitas conquistas.
Entre elas, o trabalho desenvolvido internacionalmente, inclusive na esfera política, que inclusive possibilitou a importação de embriões da Índia, após uma luta de aproximadamente 12 anos. A aquisição destes embriões pelo presidente Lula, através de José Olavo, vai possibilitar o desenvolvimento de uma nova linhagem zebuína, bem como o aprimoramento da raça.
Outro importante trabalho desenvolvido durante a gestão diz respeito ao registro de clones, que não era realizado pela associação. A ABCZ percebeu a necessidade de controlar este tipo de produto, como forma de garantir a origem do animal.
Nos últimos três anos, a ABCZ focou muito a questão da sustentabilidade, para que os pecuaristas possam produzir sem agredir o meio ambiente, utilizando uma menor área possível e de forma mais eficiente.
Além disso, a ABCZ foi parceria de ONGs e de grupos que defendem a ocupação racional do solo e se preocupou com o direito do produtor a propriedade. A entidade também realizou obras no interior do Parque Fernando Costa, melhorou a estrutura da Estância Zebu às margens da rodovia MG-427, sem contar inúmeros outros investimentos realizados.
Novo. O próximo presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, é o atual vice-presidente. Ele já integrou a diretoria em outras duas ocasiões, nas gestões dos presidentes João Gilberto Rodrigues da Cunha (1988-1990) e Orestes Prata Tibery Júnior (2004-2007).
Engenheiro agrônomo, criador de nelore e empresário do setor industrial, Biagi está à frente do grupo Pedra Agroindustrial S/A, com sede em Serrana, grupo que conta com quatro usinas de cana-de-açúcar no interior do Estado de São Paulo. Casado com Solange, Eduardo Biagi tem dois filhos. O pecuarista é natural de Ribeirão Preto (SP), cidade onde reside.
Título. O novo presidente vai receber o Título de Cidadania Uberabense, através da Câmara Municipal, no mesmo dia da posse. A solenidade será realizada, a partir de 19h30, no Centro de Eventos da ABCZ. A autoria do projeto é do vereador Cléber Cabeludo, do PMDB.