Até o fim do ano os jovens do Programa do Bem-Estar do Menor que trabalham no estacionamento rotativo da Área Azul serão remanejados
Até o final deste ano os jovens do Programa do Bem-Estar do Menor (Probem) que trabalham no estacionamento rotativo da Área Azul serão remanejados para outros trabalhos. Desde 2008, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva proibiu diversas formas de trabalho infantil e o Ministério do Trabalho fiscaliza as atividades que caracterizam situação de risco aos menores.
De acordo com Maria Aparecida Ferreira, diretora do Programa, aproximadamente 628 jovens são atendidos pelo projeto e apenas 49 realizam atividades na Área Azul. “Temos 168 empresas conveniadas, que inserem o jovem no mercado de trabalho. Os jovens fazem cursos de auxiliar administrativo e informática. Já nas empresas realizam a prática profissional”, afirma.
Maria Aparecida ainda ressalta que desde 2005, 478 adolescentes que passaram pelo projeto já foram contratados ao completarem 18 anos. “As empresas capacitam o jovem que adquire seu perfil organizacional, assim eles são inseridos no mercado de trabalho”, conta. Ela revela que cerca de 596 adolescentes aguardam para serem atendidos pelo programa. “Atendemos jovens mais carentes que estão em uma vulnerabilidade social. O jovem pode ingressar no programa a partir dos 14 anos de idade”, explica.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, os jovens atendidos pelo programa não são mais encaminhados para o trabalho na Área Azul e mesmo com a determinação do Ministério do Trabalho, a programação do Probem não será afetada.