Segundo o presidente da Liga, Rodrigo Batistuta Samper, a iniciativa buscou aproximar os jovens de possíveis carreiras, como pilotagem, operação de drones e até ingresso na Força Aérea Brasileira (Foto/Reprodução)
Aconteceu nesta quarta-feira (6), uma palestra especial para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha, promovida pela Liga Uberabense de Aeromodelismo. A atividade, marcada para as 10h, teve o objetivo de difundir a prática do aeromodelismo, mostrar a relação direta da modalidade com áreas da física, química, termodinâmica e climatologia, além de despertar vocações profissionais ligadas à tecnologia aeronáutica.
Segundo o presidente da Liga, Rodrigo Batistuta Samper, a iniciativa buscou aproximar os jovens de possíveis carreiras, como pilotagem, operação de drones e até ingresso na Força Aérea Brasileira. “O aeromodelismo é um elo entre a ciência e a prática. Queremos mostrar que a tecnologia que usamos em nossos modelos segue os mesmos princípios aerodinâmicos de um avião real”, ressaltou.
A palestra contou com demonstrações, exposição de equipamentos e a apresentação das diferentes modalidades do aeromodelismo. O encontro foi semelhante à ação realizada em 2023, no Colégio Tiradentes, quando os alunos puderam conhecer de perto o funcionamento dos modelos e entender o alto nível de precisão exigido pelo esporte.
Rodrigo explicou que a escolha da escola como público-alvo se deve à possibilidade de inspirar jovens que estão prestes a concluir o período escolar. “É um momento de decisão sobre o futuro profissional. Mostrar o aeromodelismo é também abrir portas para novas oportunidades”, afirmou.
Após a apresentação, alguns alunos selecionados pela própria escola serão convidados para uma visita à pista da Liga Uberabense de Aeromodelismo, localizada às margens da BR-050, no dia 17 de agosto. Lá, poderão acompanhar voos reais, experimentar simuladores e até assumir os comandos de um aeromodelo, sob supervisão de instrutores. “As atividades da Liga Uberabense de Aeromodelismo têm o apoio da Prefeitura de Uberaba e da Câmara Municipal, e estão abertas ao público em geral, bem como para apreciadores da atividade aérea”, destacou Rodrigo.