ATÉ SERINGA

Lixo espalhado em frente a escola preocupa pais e moradores no Boa Vista

Materiais descartados irregularmente incluem colchões, roupas, entulho, garrafas de bebidas e até seringas usadas

Dandara Aveiro
Publicado em 30/10/2025 às 15:53
Compartilhar

Em contato com a reportagem, o vice-diretor da escola, Luiz Gustavo Alves, informou que o material foi deixado por um morador da vizinhança (Foto/Marcos Machado)

A entrada principal da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, localizada na rua Menelick de Carvalho, no bairro Boa Vista, amanheceu, nesta quinta-feira (30), tomada por lixo e entulho espalhados pela calçada. O acúmulo de materiais diversos em frente à unidade escolar gerou preocupação entre pais, moradores e a própria direção do colégio. Imagens enviadas ao Jornal da Manhã mostram colchões, roupas, garrafas de bebida, entulho, lixo doméstico e até seringas usadas espalhados pelo local, representando risco de contaminação, especialmente para crianças e adolescentes. A Prefeitura de Uberaba assegurou que o responsável pelo descarte foi identificado e autuado, e que a remoção do material já foi solicitada à equipe competente. 

Em contato com a reportagem, o vice-diretor da escola, Luiz Gustavo Alves, informou que o material foi deixado por um morador da vizinhança, identificado pelas câmeras de monitoramento. "Foi um vizinho. A gente viu pelas câmeras que, ontem à noite, ele colocou todo o lixo ali e alguém abriu e esparramou. Entramos em contato com a Posturas e com o Cata-Treco, que informaram um prazo de cinco dias úteis para a limpeza. Chegamos a procurar o vizinho para entender o que aconteceu, mas não havia ninguém em casa. Então, eu, a diretora e outros funcionários da limpeza acabamos juntando tudo e colocando próximo à casa do morador”, relatou. 

Imagens enviadas ao Jornal da Manhã mostram colchões, roupas, garrafas de bebida, entulho, lixo doméstico e até seringas usadas espalhados pelo local, representando risco de contaminação, especialmente para crianças e adolescentes (Foto/Marcos Machado)

Apesar da limpeza ter sido resolvida nas primeiras horas da manhã, o vice-diretor questiona o prazo de cinco dias úteis, dado pela administração municipal para a recolha dos materiais esparramados. Segundo ele, situações como essa, especialmente em frente a uma escola, exigem uma resposta imediata por parte do poder público. 

Em nota, o Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que, assim que tomou ciência do caso, já providenciou uma equipe de fiscalização, que esteve no local para apurar o caso. O responsável pelo descarte irregular foi identificado e autuado. Paralelamente, a Prefeitura acionou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) para iniciar a remoção dos materiais. 

“Assim que a situação foi comunicada pela direção da escola, na manhã desta quinta-feira (30), uma equipe de fiscalização foi acionada e esteve no local para apurar o caso. Conforme verificado, o descarte irregular foi realizado por um morador da vizinhança, identificado por meio das câmeras de segurança da unidade escolar. O responsável foi autuado conforme prevê a legislação municipal”, ressaltou. 

A pasta não informou se houve multa nem qual a penalidade aplicada ao morador. No entanto, conforme informações já repassadas ao JM em outras ocasiões, as multas por descarte irregular de resíduos em vias públicas variam entre 1 e 17 Unidades Fiscais do Município (UFM) que, em 2025, corresponde a valores entre R$ 418,39 e R$ 7.112,63.  

A administração municipal reforçou que o descarte irregular em vias públicas é passível de multa e orienta a população a denunciar pelos telefones (34) 3331-2312 e (34) 3331-2313 (WhatsApp), enviando imagens e informações do local.  

A Codau também foi acionada, mas não informou se já foi realizada a remoção do lixo. O espaço segue aberto a manifestações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por