A quarta-feira de Cinzas foi dia de ponto facultativo para comerciantes e, por essa razão, muitos deles resolveram abrir as portas logo no período da manhã de ontem e não somente após o meio-dia, como normalmente acontece.
De acordo com Fúlvio Ferreira, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a situação é observada em lojas que são menos dependentes dos serviços bancários. “São estabelecimentos mais desvinculados dos serviços de banco, que só abrem à tarde”, explica Fúlvio, ressaltando que a opção pelo funcionamento é feita pelo empresário. “Mas, para a maioria, a manhã de Cinzas continua sendo uma manhã morta e dificilmente vai deixar de ser”, observa.
Bolada. Nas lotéricas, no entanto, os comerciários tiveram um motivo a mais para convocar os funcionários e abrirem as portas já às 8h: a Mega Sena acumulada em R$ 34 milhões sortearia à noite o maior prêmio do ano.
“Até agora já passaram 200 pessoas por aqui e, à tarde, o movimento será muito maior porque as pessoas saberão, com certeza, que estamos abertos e virão”, conta Aline Cristina Ferreira, atendente de uma lotérica no bairro São Cristóvão.
Em outra loja que fica no interior de supermercado no bairro Santa Maria, as filas começaram a ser formadas logo cedo. Para o gerente Leonaldo Barsanulfo Ribeiro, parte do fluxo de clientes deve-se ao acúmulo de contas vencidas nos dias de feriado, desde o domingo (14) e que puderam ser pagas ontem, sem multa. “Mas a maioria veio por causa da Mega mesmo. Somente no sábado vendemos 420 cartelas com três jogos”, revela o gerente apontando que, ontem, esse número ficou perto de 1.500.
De acordo com a presidente da Associação das Casas Lotéricas de Uberaba, Zulmira Amélia Pontes, o fechamento das lojas durante o feriado prolongado contribuiu para a formação das filas. “Normalmente o brasileiro deixa tudo para a última hora e, como o pessoal não pôde apostar no carnaval, as duas coisas juntas formaram a situação. Prevendo isso, alguns empresários optaram pela abertura e deu certo”, finaliza.