SEPARAÇÃO

Separação dos Conselhos Tutelares deve ter início em quatro meses

Dandara Aveiro
Publicado em 06/08/2025 às 15:43
Compartilhar

A separação física dos três Conselhos Tutelares de Uberaba deve começar dentro de quatro meses. Em entrevista ao programa Pingo do J, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, anunciou que a unidade 1, o mais antigo, será o primeiro a mudar de endereço, com previsão de transferência até novembro. 

Segundo o secretário, o Conselho Tutelar 1 deverá ser instalada na região central, possivelmente no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), para facilitar o acesso da população. O Conselho 2 será possivelmente transferido para a área do Boa Vista, enquanto o Conselho 3 permanecerá no endereço atual, na Vila São Vicente. Todos instalados em regiões de sua competência de atuação. 

Ernani explicou que a mudança será feita por etapas para garantir segurança administrativa no processo. “Não vamos separar os três de imediato, porque temos que ter muita responsabilidade nessa separação. O prontuário da criança é único, então, quando dividimos o conselho, ele fica com qual deles? Antes dessa separação, o mais importante é as pessoas entenderem as regiões de cada conselho e o que cada um faz”, afirmou. 

Embora a divisão por áreas já esteja definida documentalmente, ajustes logísticos ainda são necessários. “Na hora que separar um, já vai ser 70%. Então é só para a gente poder fazer um trabalho de logística nesse sentido. A maioria das denúncias, estatisticamente falando, são feitas através do Disque 100 e pela internet. Mas, é óbvio que se estiver mais perto da população é ótimo”, esclareceu. 

Atualmente, os 15 conselheiros tutelares da cidade atuam no mesmo prédio, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha. A nova divisão territorial, estabelecida em decreto publicado em janeiro, determina que o Conselho 1 atenderá os bairros vinculados aos Cras Morumbi, Tutunas e Girassóis; o Conselho 2 ficará responsável pela área dos Cras Boa Vista, Décio Moreira (Elza Amui) e Residencial 2000; e o Conselho 3 atenderá os bairros abrangidos pelos Cras Abadia, Polo I (Chica Ferreira) e Vila Paulista. 

A redistribuição das áreas de atendimento dos Conselhos Tutelares foi definida em decreto publicado pela Prefeitura um ano após a inauguração do terceiro órgão, com base nos bairros de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para que a mudança do Conselho 1 seja efetivada, será necessário primeiro realocar outro serviço que funciona provisoriamente no prédio da Seds. “Estamos provisoriamente com outro serviço lá, que vamos tirar para deixar o espaço organizado para o conselho trabalhar com zelo”, concluiu o secretário da pasta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por