Van utilizada para transporte de alunos da zona rural de Uberaba para a EM Totonho de Morais (Foto/Leitor JM)
Pais voltam a relatar problemas com o transporte escolar rural em Uberaba. Além dos relatos de faltas de motoristas e dificuldades com trajetos, mães acionaram a reportagem do Jornal da Manhã para relatar as condições precárias dos veículos utilizados no transporte. Entre as escolas mais reclamadas estão Tapuirama, Borgico, Calcário e Totonho de Morais.
Duas mães acionaram o JM para relatar que a van onde seus filhos estão indo para a escola municipal Totonho de Morais está suja e sem manutenção. Segundo elas, a falta de ventilação prejudica a saúde das crianças, que chegaram a passar mal com dores de cabeça e problemas respiratórios.
Pela imagem compartilhada com a reportagem do JM, a van escolar que faz o transporte dos alunos para a escola Totonho de Morais tem a inscrição da empresa responsável pelo serviço, a Gathi.
Em recente contato com a reportagem, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua assessoria, informou que a empresa ainda estava dentro do prazo legal para a vistoria dos seus veículos, previsto para vencer nesta quinta-feira (13), após prorrogação.
O JM voltou a acionar a Prefeitura de Uberaba em busca de explicações sobre as denúncias recebidas. Foi pontuado que o prazo para a vistoria será novamente estendido, a fim de facilitar a regularização dos veículos do transporte escolar rural. Mas a Secretaria de Defesa Social assegura que esta é a última prorrogação e, após a nova data, quem não regularizar a situação será enquadrado como transporte clandestino, sujeito às sanções legais. A Secretaria de Educação ainda volta a chamar a população a pontuar as situações pelo Fale com a Semed, pelo número (34) 3318-0783.
Apesar dos questionamentos, não há confirmação de quantos veículos operam no transporte escolar rural em Uberaba atualmente.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação nega ter recebido denúncias semelhantes às feitas ao JM e diz que onze veículos realizam o transporte para a E.M. Totonho de Morais.