DESTAQUE

Made in Uberaba: artista de Uberaba chega ao MinC e vai coordenar projetos da Lei Rouanet

Mariana Nomeline é filha do ídolo do Uberaba Sport, Toinzinho, e passa a coordenar o Fomento Indireto da Funarte

Joanna Prata
Publicado em 04/09/2025 às 10:42
Compartilhar

Mariana será Coordenadora de Fomento Indireto da Funarte, sendo responsável por coordenar os projetos das áreas de artes cênicas, música e artes visuais que tramitam dentro do PRONAC, mais conhecido como Lei Rouanet. (Foto/Divulgação)

Mais uma uberabense ganha destaque em nível nacional. Foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2) a nomeação de Mariana Destro Nomelini para o cargo de Coordenadora de Fomento Indireto da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura. A indicação foi assinada pela ministra Margareth Menezes. 

Na nova função, Mariana será responsável por coordenar os projetos das áreas de artes cênicas, música e artes visuais que tramitam na Funarte dentro do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), mais conhecido como Lei Rouanet. O cargo é considerado estratégico para a política de fomento às artes no país. 

A trajetória da nova coordenadora começou em Uberaba, onde também concluiu a graduação em Comunicação Social pela Uniube. Foi na cidade natal que deu os primeiros passos na dança e no teatro, influenciada por mestres locais. “Sou uma artista formada por grandes nomes de Uberaba, cidade que considero um centro de formação artística muito potente. Tive mestres como Beth Dorça, Regina Dragone, Edson Fernandes, Fernando Martins, Luciana Cléa, Raquel Laranjo, Emerson Mariano, Miracy Bernardes e José Maria Madureira”, destacou. 

Em 2011, Mariana mudou-se para o Rio de Janeiro para atuar no Centro de Artes Cênicas da Funarte, conciliando a experiência com uma pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais na USP. Ela lembra que esse período representou uma verdadeira transformação pessoal e profissional, ampliando sua visão sobre a cultura. Anos depois, concluiu o mestrado em Dança pela UFRJ. “Minha vida tem sido inteiramente dedicada à arte, à cultura e às políticas públicas que as sustentam”, afirmou. 

Mariana é filha do ex-jogador e ídolo do Uberaba Sport Club, Antonio Carlos Nomelini, o Toinzinho, e de Marcia Nomelini. Sobre esse apoio, ela faz questão de reforçar: “Minha família — minha mãe, meu pai e minha irmã — sempre me apoiou desde muito cedo nas artes, e esse apoio foi fundamental para que eu pudesse seguir em frente na carreira artística e cultural no Brasil”. 

Ao Jornal da Manhã, a uberabense afirmou receber a nomeação como um reconhecimento à sua trajetória e dedicação à cultura. “É uma honra representar minha cidade natal em um espaço tão importante para as artes no Brasil. Quero contribuir para que mais artistas tenham acesso às políticas públicas culturais e possam transformar suas realidades por meio da cultura”, ressaltou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por