(Foto/Divulgação)
A Prefeitura e a Universidade de Uberaba (Uniube) estão em processo de construção de uma importante parceria para levar atendimento e educação em saúde bucal diretamente para as escolas municipais. A iniciativa, apresentada em reunião na tarde desta quarta-feira (3), conta com a participação das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed), além da estrutura de alunos do curso de Odontologia da instituição de ensino superior.
O projeto tem como foco crianças e adolescentes com cáries dentárias, sendo que a ideia é levar o consultório até às escolas, com estagiários do curso de Odontologia da Uniube para tratamentos e também ações educativas de prevenção e cuidados bucais. No escopo, há toda infraestrutura necessária, incluindo equipamento portátil como maca, instrumental odontológico, mesas auxiliares e insumos básicos, como algodão, gaze e recipientes para descarte adequado.
Além disso, o projeto contará com uma equipe da Saúde que atuará na adaptação dos espaços dentro das próprias escolas para garantir que os atendimentos ocorram em condições adequadas e seguras. A ação tem o intuito de ser permanente e não acarretará custos adicionais.
O próximo passo é a confecção e assinatura do termo de parceria entre as duas secretarias e a entidade. Depois, será definido um cronograma de estruturação e implantação do projeto.
"Essa parceria representa um avanço significativo para a Prefeitura e para a saúde das nossas crianças. Levando cuidado para mais perto das famílias, garantindo prevenção e tratamento no ambiente escolar e facilitando o acesso ao atendimento”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres Simões.
Além da adjunta da Saúde, participaram da reunião a pró-reitora de Ensino da Uniube, professora Heliodora Collaço; o diretor do curso de Odontologia, professor Luiz Henrique Borges; a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão; a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Helena Destro Nomelini; a secretária adjunta de Educação, Raquel Beatriz Oliveira, e a diretora da Diretoria de Apoio à Educação Básica, Luciana Gouvea Cruvinel. Todos destacaram a relevância do projeto para a promoção da saúde bucal da população escolar e a importância da articulação entre universidade e gestão pública para a construção de políticas públicas efetivas.
"É um projeto que integra e se soma ao nosso esforço, enquanto secretarias de Educação e Saúde, de atender os nossos pequenos cidadãos na ponta, de forma ágil e direta. Com essa iniciativa, garantimos atendimento aos nossos alunos e conforto aos pais e responsáveis", ressaltou a secretária adjunta da Educação, Raquel Beatriz Oliveira.